ESPORTES
Bernardinho e atletas lamentam morte de Walewska: “Sem palavras”
Atletas, parentes e amigos da ex-jogadora de vôlei Walewska Oliveira, lamentaram a morte dela às vésperas de completar 44 anos.
Pelas redes sociais, diversas pessoas escreveram mensagens em homenagem à profissional.
“Sem palavras para descrever a tristeza com a partida da querida Wal, conheci menina e a vi se tornar uma mulher incrível, uma jovem aspirante que se tornou uma super campeã”, escreveu o técnico Bernardinho.
O Praia Clube, última equipe a qual Walewska fez parte, publicou uma nota lamentando a partida precoce dela.
“O vôlei brasileiro e a comunidade esportiva perderam uma verdadeira lenda, e nossos pensamentos estão com a família e amigos neste momento difícil”, diz a nota. “Que sua memória e legado continuem a brilhar como uma fonte de inspiração para as gerações futuras. A camisa número 1, usada por Wal, foi eternizada na nossa equipe em 2022 e será para sempre lembrada.”
Trajetória campeã
Em uma rede social, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) relembrou as conquistas e carreira premiada de Walewska.
“Walewska era uma jogadora especial, sua trajetória no esporte será para sempre lembrada e reverenciada. Neste momento tão difícil, a CBV se solidariza com a família e os amigos desta grande jogadora”, disse o presidente da CBV, Radamés Lattari.
A jogadora da seleção feminina de vôlei Sheilla Castro postou uma foto do lançamento do livro de Walewska em Belo Horizonte e desejou força para a família da atleta. “Walzinha, você sempre foi um exemplo para mim dentro e fora das quadras. Dor é grande demais. Agora o luto é diferente pela sua partida precoce.”
A ex-jogadora olímpica e atriz Lica Oliveira publicou uma foto de Walewska, dizendo não acreditar na morte da colega. “Muitas preces por você, por seus familiares, amigos(as) e fãs. Família Voleibol em luto.”
Morte de Walewska
Campeã olímpica em Pequim 2008, a ex-jogadora de vôlei Walewska Moreira de Oliveira morreu, na noite desta quinta-feira (21/9), em São Paulo. A atleta defendeu a camisa da Seleção Brasileira e se aposentou no Praia Clube, de Uberlândia, na temporada de 2021/2022. A causa da morte não foi informada.
Walewska estava em São Paulo para divulgar a autobiografia “Outras redes”. A obra foi escrita em parceria com Teco Condado e com prefácio de Bernardinho. Nela, a ex-jogadora fala sobre reconhecimento e cuidado.