ESPORTES
Botafogo avança em negociação com Tiago Nunes para assumir comando do time
O treinador Tiago Nunes está próximo de assumir o comando do Botafogo. O ex-Sporting Cristal, do Peru, substituirá Lúcio Flávio, após sequência ruim do Glorioso no Campeonato Brasileiro. O Terra apurou que o novo técnico deverá assinar com o clube até dezembro de 2024 e que já viaja com o elenco para o duelo contra o Fortaleza na próxima quinta-feira, 16.
A sequência de derrotas sofridas pelo Botafogo no Brasileirão fez a diretoria do Alvinegro se movimentar para buscar alternativas para o comando do time. Lúcio Flávio assumiu interinamente após a demissão de Bruno Lage, no começo de outubro.
Desde então, o treinador passou sete partidas à frente do Glorioso e teve duas vitórias, um empate e quatro derrotas consecutivas. A última, uma virada por 4 a 3 contra o Grêmio, decretou a queda do interino.
Na rede social X (antigo Twitter), o dono da SAF do Botafogo, John Textor, afirmou que ‘faz mais de uma semana que o novo treinador para o ciclo de 2023/24 foi escolhido, com apoio de Lúcio Flávio’.
Esta será a oitava passagem de Nunes por clubes brasileiros. Em 2016, teve passagens pelo São Paulo-RS, Ferroviária e Veranópolis. Em 2018, substituiu Fernando Diniz no Athlético-PR e se tornou campeão da Copa Sul-Americana de 2018, da Levain Cup 2019 e da Copa do Brasil de 2019.
Em 2020, o treinador assumiu o Corinthians, mas não teve bons resultados. Em 2021, foi anunciado pelo Grêmio, pelo qual conquistou o Gauchão e a Recopa Gaúcha. No fim do ano, assumiu o Ceará e permaneceu até março de 2022, sendo demitido após as eliminações na Copa do Nordeste e do Campeonato Cearense. No fim do ano, foi anunciado pelo peruano Sporting Cristal.
O ‘não’ de Cuca
Nesta sexta, 10, o treinador Cuca publicou uma nota em que afirmou ter recusado uma proposta para assumir o comando do Botafogo. O clube e John Textor negaram, no entanto, a existência de uma proposta. Segundo membros da SAF do Botafogo, o contato com Cuca foi feito por meio do clube social.
O posicionamento de Cuca foi publicado por Globo e ge e confirmado pelo Terra. O treinador se diz ‘honrado’ com o convite, mas afirmou que negou para resolver problemas pessoais. Ele lembrou o período em que treinou o Glorioso, entre 2006 e 2008, e citou a identificação que sente com o clube.
“O treinador Alexi Stival, o Cuca, foi procurado pelo Botafogo de Futebol e Regatas para assumir o comando técnico da equipe nessa reta final do Campeonato Brasileiro.
Cuca se sente honrado com o convite, especialmente por ter partido de um clube onde trabalhou por dois anos, fez muitos amigos e tem grande carinho e identificação.
O treinador gostaria muito de ajudar o time nesse momento, mas precisou recusar o convite, porque segue focado em resolver seus problemas pessoais.”
Internamente, o posicionamento do treinador causou estranheza na diretoria do Botafogo e na SAF. Nas redes sociais, John Textor se posicionou sobre o caso e afirmou que a procura “não é verdade”.