Search
Close this search box.
RIO BRANCO
Search
Close this search box.

ESPORTES

Brasil fecha delegação para Paris e terá mais mulheres pela 1ª vez na história

Publicado em

A delegação brasileira para a Olimpíada de Paris 2024 está oficialmente fechada. Serão 277 atletas, sendo 153 deles mulheres, ou seja, pela primeira vez na história o Time Brasil terá maioria feminina: 55% do total.

O aumento (em Tóquio, elas eram 47%) se deve a um trabalho realizado entre o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e as Confederações Brasileiras de modalidades olímpicas desde os Jogos do Rio 2016. Segundo a Mariana Mello, gerente de Planejamento e Desempenho Esportivo do COB , “após ser identificada uma oportunidade de crescimento do esporte feminino, o COB começou a investir especificamente nas mulheres”.

E tem dado certo, com grandes nomes femininos despontando entre as favoritas à medalha, como Rebeca Andrade, Rayssa Leal, Beatriz Ferreira e Ana Marcela Cunha. Assim, a chance de termos mais mulheres do que homens no pódio é real.

Continua depois da publicidade

No entanto, foram os esportes coletivos que garantiram a grande quantidade de vagas para as mulheres, já que elas se classificaram no futebol, vôlei, handebol e rúgbi, enquanto os homens apenas no vôlei e no basquete.

Os Jogos de Paris serão a primeira edição com igualdade de gênero em relação aos atletas, devido a uma ação do Comitê Olímpico Internacional (COI) que designou 10.500 vagas, sendo 5.250 para homens e 5.250 para mulheres.

Será possível ver o Brasil em ação em 39 modalidades: Águas abertas, Atletismo, Badminton, Basquete (masculino), Boxe, Canoagem slalom, Canoagem velocidade, Ciclismo BMX Racing, Ciclismo BMX Freestyle, Ciclismo estrada, Ciclismo Mountain Bike, Esgrima, Futebol (feminino), Ginástica artística, Ginástica rítmica, Ginástica trampolim, Handebol (feminino), Hipismo Adestramento, Hipismo CCE, Hipismo Saltos, Judô, Levantamento de Pesos, Natação, Pentatlo moderno, Remo, Rúgbi (feminino), Saltos ornamentais, Skate, Surfe, Taekwondo, Tênis, Tênis de mesa, Tiro com arco, Tiro esportivo, Triatlo, Vela, Vôlei, Vôlei de praia e Wrestling.

Os Jogos Olímpicos de Paris começam dia 26 de julho, com abertura marcada para as 14h, horário de Brasília.

 

Propaganda
Advertisement