ESPORTES
Brasileira se torna número 1 do ranking mundial de taekwondo na categoria de 57 kg

A brasileira Maria Clara Pacheco, de 22 anos, assumiu o primeiro lugar no ranking mundial de taekwondo entre atletas com menos de 57 quilos. A associação World Taekwondo atualizou a lista em seu site oficial, na quarta-feira, 1º.
Maria Clara alcançou 147.79 pontos, pulando da segunda posição para a liderança. Ela ultrapassou a coreana Kim Yu-jin, atual campeã Olímpica da categoria em Paris 2024, que continua com 119.20 pontos. Chaima Toumi, da Tunísia, é a terceira com 113.44.
Além da liderança no ranking mundial, Maria Clara também está em primeiro lugar no ranking Olímpico. O resultado que levou a brasileira chegar à liderança dos rankings foi o título da President Cup, realizado no Peru, entre 6 e 7 de setembro. Com a vitória, Maria Clara ganhou 30 pontos na lista.
Dos setes eventos que competiu desde a Olimpíada de Paris, em 2024, a lutadora brasileira venceu seis deles. Foram duas etapas do Grand Prix da modalidade em Charlotte, Estados Unidos, e Muju, República da Coreia. A única luta que não venceu foi o Grand Slam Wuxi 2024, que ficou em terceiro lugar.
Maria Clara deve chegar ao Mundial de Taekwondo 2025 como o principal nome de sua categoria. A competição acontecerá entre os dias 24 e 30 de outubro, na China.
