Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ESPORTES

Brasileirão começa em janeiro e Copa do Brasil em final única; veja mudanças anunciadas pela CBF

Publicado em

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta quarta-feira, 1º, mudanças no calendário do futebol brasileiro para 2026 que vão impactar diretamente as disputas da Copa do Brasil, da Copa do Nordeste, dos Estaduais e das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro.

A próxima temporada começará em meados de janeiro, com Estaduais e Copas regionais. O Brasileirão também terá início em janeiro, indo até o início de dezembro. A Copa do Brasil, competição que teve mais mudanças, começará em fevereiro e terminará no dia 6 de dezembro, fechando a temporada do futebol brasileiro. (Veja mudanças abaixo)

Continua depois da publicidade

Serie A

O presidente da CBF anuncia que o Campeonato Brasileiro de 2026 será iniciado no dia 28 de janeiro e terminará em 2 de dezembro. O formato segue o mesmo: 20 times se enfrentando em turno e returno.

Continua depois da publicidade

Copa do Brasil 

A Copa do Brasil passa a ter jogo único na final em campo neutro. Atualmente, os jogos únicos aconteciam na 1ª e 2ª fase. Da 3ª fase em diante, os confrontos aconteciam em partidas de ida e volta.

Ao todo, serão 126 times na disputa da Copa do Brasil 2026. Em 2027, este número aumentará para 128.

Continua depois da publicidade

A competição terá cinco fases inicias em jogo único, com todos os 20 times da Série A entrando na quinta fase, a última antes das oitavas.

Formato da Copa do Brasil 2026

Continua depois da publicidade

1ª fase: 28 times (jogo único)
2ª fase: 88 times (jogo único)
3ª fase: 48 times (jogo único)
4ª fase: 24 times (jogo único)
5ª fase: 32 times (jogo único)
6ª fase (oitavas): 16 times (ida e volta)
7ª fase (quartas): 8 times (ida e volta)
8ª fase (semifinal): 4 times (ida e volta)
9ª fase (final): 2 times (jogo único)

São 102 vagas distribuídas nos campeonatos estaduais e outras quatro para os campeões das Séries C, D, Copa Verde e Copa do Nordeste (estes quatro entram na terceira fase).

Serie B, C e D

Continua depois da publicidade

No caso da Série B, a mudança é em relação ao calendário. A competição começará em março, uma semana depois do fim dos Estaduais, mantendo o formato atual.

As Séries C e D, por sua vez, terão mudanças mais significativas.

A C aumentará seu número de participantes, de 20 times para 24 times. No caso da Série C, em 2026 será mantido o formato atual e número de clubes. As mudanças começam em 2027, quando os 24 clubes irão disputar a competição mantendo o formato atual.

Em 2028, serão 28 clubes, com mudança de formato: 2 grupos de 14 clubes, com jogos de ida e volta. Nesse formato, descem 6 clubes para Série D de 2029. No formato atual, descem apenas 2 times.

Continua depois da publicidade

Na Série D, a principal alteração é na quantidade de clubes participantes, passando de 64 clubes para 96 clubes. Essa mudança começa a valer para o calendário de 2026. A competição começa dia 5 de abril e termina 13 de setembro.

Estaduais e regionais

Os Estaduais foram reduzidos de 16 para 11 datas. O formato será definido individualmente por cada uma das federações, assim como a distribuição das vagas para a Copa do Brasil. Eles têm datas-base de início em 11 de janeiro e término em 8 de março.

Em relação aos estaduais, além da Copa do Nordeste e da Copa Verde, será criada a Copa Sul-Sudeste. Nos regionais, equipes classificadas para os torneios Conmebol não disputam essas competições, que terão jogos justamente nas datas continentais.

Copa do Nordeste: Terá início no dia 25 de março e término no dia 7 de junho.
Copa Verde: Terá início no dia 25 de março e término no dia 7 de junho.
Copa Sul-Sudeste: Terá início no dia 25 de março e termina dia 7 de junho.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement