A americana Lindsey Vonn, campeã olímpica de 41 anos, sofreu uma queda grave enquanto fazia a descida de esqui alpino downhill, nos Jogos de Inverno, durante a manhã deste domingo, 8. Ela precisou ser resgatada de helicóptero após o acidente e foi aplaudida de pé pela torcida.
A atleta caiu logo no primeiro minuto de sua descida em Cortina d’Ampezzo, nas primeiras lombadas, ao errar o trajeto e fazer uma curva mais fechada. Conforme as imagens, ela bateu em uma das bandeiras, desequilibrando-se e rolando pela neve. A americana ficou deitada na neve, claramente sentindo dor, até a prova ser paralisada e receber atendimento médico.
Lindsey precisou ser resgatada de helicóptero, como de praxe em acidentes mais graves no esqui alpino. A prova foi retomada cerca de 20 minutos depois do acidente com a competidora, que foi a 13ª entre 36 a descer no downhill.
A prova de Milão-Cortina seria a despedida dela no esporte, após passar por diversas lesões. Ela havia se recuperado há pouco da queda que sofreu em sua última prova da Copa do Mundo de Esqui Alpino, em 30 de janeiro, e rompeu completamente o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
A “Speed Queen” é considerada uma lenda do esqui alpino, pois coleciona conquistas. Em 2010, foi campeã pelo Downhill nas Olimpíadas de Inverno de Vancouver e também levou uma medalha de bronze. Em Pyeongchang 2018, Lindsey também conquistou o terceiro lugar, além de acumular 12 títulos em Cortina, na mesma pista em que sofreu o acidente deste domingo.









