ESPORTES
CBF divulga áudio do VAR após presidente do Corinthians chamar arbitragem de ‘aberração’

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira, 6, o áudio e a análise completa do Árbitro de Vídeo (VAR) referentes à partida entre Red Bull Bragantino e Corinthians, válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. A medida aconteceu poucas horas após o presidente corintiano, Osmar Stabile, chamar de “aberração” a atuação da árbitra Edina Alves Batista.
O Corinthians foi derrotado por 2 a 1, no Estádio Cícero Marques, em Bragança Paulista, em um jogo marcado por três gols, um pênalti e duas expulsões de jogadores do Timão.
A derrota corintiana impediu o time de Dorival Júnior de encostar no G-7, e gerou forte indignação. O presidente Osmar Stabile disparou críticas, cobrando “providências” da CBF e de sua Comissão de Arbitragem.
“Achei uma aberração o que aconteceu aqui hoje. Não estamos discutindo se (o árbitro) é homem, mulher, quem é que está, estamos falando da arbitragem. O critério que foi utilizado…”, afirmou Stabile, em declaração contundente após o apito final.
O dirigente questionou a falta de padronização nas decisões, citando especificamente a confusão nos cartões de José Martínez e a expulsão posterior de Charles, lances que deixaram o Corinthians com apenas nove jogadores em campo no final da partida.
Análise do VAR: Pênalti e Expulsões
Em resposta às críticas, a CBF publicou o material do VAR, focando nos lances cruciais da partida.
Pênalti para o Bragantino
O lance que abriu o placar da partida, aos 45 minutos do primeiro tempo, foi o pênalti a favor do Bragantino, após Alix Vinicius ser derrubado por Angileri na área.
Segundo a decisão da CBF, a análise baseada na Regra 12 classificou a ação como uma infração de área penal, citando a regra sobre “agir sem precaução ao disputar a bola com um adversário”, e classificando a ação como “imprudente”.
Expulsões de Martínez e Charles
Apesar da forte reclamação do Corinthians, a CBF informou que o VAR checou os dois cartões vermelhos aplicados a José Martínez e Charles no segundo tempo e manteve as decisões de campo da árbitra Edina Alves.
Martínez foi expulso após receber o segundo amarelo, após se trombar com Gustavo Marques em uma disputa.
Charles deixou o campo nos acréscimos, por conduta violenta (acertar o rosto de Jhon Jhon), o que é classificado pela Regra 12 da IFAB como infração passível de expulsão.
A divulgação do áudio e das regras utilizadas comprova que os critérios adotados pela equipe de arbitragem, embora contestados pelo Corinthians, seguiram os protocolos da Regra do Jogo (IFAB/FIFA).
O jogo
O Bragantino garantiu a vitória por 2 a 1 com um gol de Isidro Pitta nos acréscimos, após o empate com gol de Yuri Alberto, mesmo com um jogador a menos.
Com o resultado, o Bragantino alcança 39 pontos (12º), ganhando um respiro na tabela e garantindo a primeira vitória sob o comando de Vagner Mancini. Já o Corinthians perde a chance de subir e permanece com 42 pontos, na 10ª colocação.
O Timão volta a campo no domingo, 9, contra o Ceará, na Neo Química Arena.