ESPORTES
CBF divulga VAR de gol anulado e pênalti em Memphis: veja discussão entre árbitros

A Comissão de Arbitragem da CBF divulgou nesta quinta-feira, 31, as análises feitas pelo VAR em lances polêmicos no dérbi na Neo Química Arena, em Itaquera, entre Corinthians e Palmeiras. Os corintianos bateram os palmeirenses por 1 a 0 na noite de quarta-feira, 30, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O mais polêmico aconteceu na segunda etapa do jogo: o time alviverde teve um gol de Mauricio anulado por impedimento, quando o Corinthians já estava em vantagem.
Na jogada, aos 36 minutos do segundo tempo, após cobrança de falta, Gustavo Gómez ajeitou de cabeça e Mauricio completou firme para o fundo da rede. Após o VAR traçar as linhas, porém, o árbitro Wilton Pereira Sampaio anulou o gol, marcando posição irregular do zagueiro paraguaio.
O lance envolvendo Gustavo Gómez foi extremamente ajustado. A regra da Fifa diz que um jogador está impedido quando qualquer parte da cabeça, corpo ou pés está mais perto da linha do gol rival do que a bola e o penúltimo adversário.
As mãos e os braços dos jogadores, incluindo os goleiros, não são considerados na regra. Para determinar um possível impedimento, o limite superior do braço está alinhado com a base da axila.
O árbitro de vídeo foi comandado por Bráulio da Silva Machado. Ele traçou a linha na cabeça de Gustavo Gómez, que aparece ligeiramente à frente de Raniele, que corria com o palmeirense no momento da batida da falta.
Confira o diálogo entre árbitros:
Wilton: Você viu o Gómez se jogando na área, né, Bráulio?
Bráulio: Tudo checado, tudo limpo as situações aqui.
Wilton: Ele veio encher o meu saco aqui.
Bráulio: Tanto dentro quanto fora da área.
Wilton: Checa a posição do Gómez. Está para mim habilitado, bem ajustado.
Após analisar as imagens:
Bráulio: o jogador atacante do Palmeiras Gustavo Gómez está em posição de impedimento e ele interfere diretamente no jogo.
Pênalti em Memphis
Aos 22 da primeira etapa, o Memphis recebeu solada de Gustavo Gómez e sofreu pênalti, que foi desperdiçado por Yuri Alberto. Veja o diálogo entre os árbitros sobre a jogada:
Bráulio: Wilton, nós estamos checando o lance. Vou te recomendar uma revisão por posssível pênalti.
Wilton: Ok
Após análises:
Bráulio: a gente vai te mostrar o ponto de contato da sola do defensor na canela do atacante no momento que ele vai realizar o chute.
Wilton: o Memphis chuta, correto, e ele mete a trava na canela dele, ok?
Bráulio: isso, o defensor bloqueia.
Wilton: para mim é temerário. Vou voltar com tiro penal e cartão amarelo para o defensor, ok?
Bráulio: temos outros ângulos, se quiser ver em velocidade normal também.
Wilton: põe em velocidade normal também. Ok, Bráulio, está claro para mim, pênalti e cartão amarelo.
O Palmeiras volta a enfrentar o Corinthians às 21h30 da próxima quarta-feira, no Allianz Parque, para decidir as oitavas de final da Copa do Brasil. A equipe alvinegra joga por um empate para se classificar. (*Com informações do Estadão Conteúdo).
