ESPORTES
Cinco pontos que explicam a eliminação do São Paulo na Libertadores

Gols perdidos, falhas defensivas, problemas na montagem do elenco são alguns dos pontos lamentados pelos são-paulinos em relação a eliminação para a LDU nas quartas de final da Libertadores. A queda na competição continental aconteceu com derrotas por 2 a 0, em Quito, e 1 a 0, no Morumbis.
Em um embate de 180 minutos em que o São Paulo teve mais a bola e criou mais oportunidades, a frustração para os torcedores e atletas ficou ainda maior. Mas, afinal, o que explica a eliminação do Tricolor?
Lesões
Entre os principais jogadores de seu elenco, o São Paulo teve desfalques de peso. Oscar, Jonathan Calleri, André Silva e Nahuel Ferraresi sequer foram relacionados por causa de lesões. Marcos Antônio, por sua vez, ficou no banco de reservas por questões físicas.
Lucas, embora tenha entrado, fez sua primeira partida após ter passado por uma artroscopia, e jogou menos de 45 minutos.
Gols perdidos por Luciano
As vaias na descida para o vestiário mostraram o descontentamento da torcida com a atuação do camisa 10 contra a LDU. Usado como homem de referência na área nas duas partidas, Luciano perdeu ao menos cinco chances claras de gols nos 180 minutos. Na principal delas, ele, sem goleiro e de dentro da pequena área, isolou.
Falta de centroavante
Se Luciano apareceu como referência dentro da área, a culpa é principalmente pela falta de um centroavante. Entre os atletas da posição, Calleri, Ryan Francisco e André Silva sofreram lesões ligamentares e estão fora de combate. Recém-contratado, Juan Dinenno tem características menos móveis e é pouco utilizado pelo técnico Hernán Crespo.
Na última janela de transferência, já com os três citados lesionados, o São Paulo teve a chance de contratar um novo 9 e até chegou a negociar com Marcos Leonardo, mas acabou não contratando para a posição.
Erros individuais
Os principais erros até podem ter sido com Luciano no ataque, mas não foram os únicos. No gol da LDU nesta quinta, Emiliano Rigoni tentou forçar a bola enfiada e cedeu contra-ataque ao time equatoriano. Bobadilla também falhou e o gol adversário saiu.
Já na ida, em Quito, Cédric Soares não acompanhou o avanço de Bryan Ramirez no primeiro gol, e Pablo Maia perdeu a bola que resultou no segundo.
Decisões de Crespo
A falha de Cédric Soares no primeiro gol da LDU em Quito aconteceu em um dia que o português estava longe de sua melhor forma física. Ele havia enfrentado problemas intestinais antes do jogo, mas, mesmo assim, começou como titular.
No Morumbis, sem Cédric, o técnico são-paulino apostou em Rigoni como ala. O argentino teve uma partida para esquecer e perdeu a bola que gerou o gol da LDU.
