ESPORTES
Confira as maiores ‘pipocadas’ do Campeonato Brasileiro
Imagine liderar uma competição praticamente de ponta a ponta, da terceira até a trigésima quarta rodada, e ser superado faltando um ou dois jogos para o fim. Pois é, esse é o sentimento amargo que muitos torcedores do Botafogo estão vivenciando atualmente, mas está longe de ser uma novidade no Brasil. Pensando nisso, separamos para você algumas das maiores “pipocadas” do Campeonato Brasileiro
Contra todas as apostas, o Botafogo surpreendeu o Brasil inteiro ao, no primeiro turno da Série A do Campeonato Brasileiro de 2023, apresentar um futebol de primeira categoria. Ao contrário de um dos seus adversários, o Vasco da Gama, que briga na parte de baixo da tabela praticamente desde as primeiras rodadas, o Fogão liderou por muito tempo.
O clube carioca chegou a abrir 13 pontos do segundo colocado em determinado momento da competição. Estava jogando o fino da bola e já tinha se tornado uma verdadeira sensação, um time que para muitos era praticamente imbatível. “Nem Deus tira esse título do Botafogo”, se ouviu aos montes por aí.
Acontece que, mesmo que a Série A do Campeonato Brasileiro ainda não tenha terminado, o tempo fechou e mudou para o Botafogo. A equipe carioca vem de uma série de resultados ruins e, depois de liderar a competição por incríveis 31 rodadas, foi ultrapassada pelo Palmeiras na 33ª rodada do Brasileirão – com um jogo a menos, podendo retomar a liderança.
Isso, obviamente, nos faz relembrar algumas das maiores “pipocadas” do Campeonato Brasileiro.
Grêmio – 2008
Em 2008, tudo apontava para o Grêmio como campeão da Série A do Campeonato Brasileiro. O time liderou a competição por muito tempo, chegando a abrir grandes margens de vantagem para o segundo, terceiro e quarto colocado. Parecia que seria a vez dos tricolores gaúchos novamente.
Se no primeiro turno o Grêmio destruiu, no segundo deixou a desejar – e muito. O time, na época comandado por Celso Roth, começou a cair de produção justamente na reta final da Série A do Brasileirão, com uma derrota atrás da outra. Resultado? Acabou perdendo a liderança que manteve por tanto tempo.
No fim das contas, o vencedor da Série A do Brasileirão de 2008 foi o São Paulo. A título de comparação, o Tricolor Paulista chegou a estar há 11 pontos do Grêmio quando restavam 13 partidas para o fim da competição. Ainda assim, aproveitou os tropeços do time gaúcho e se consagrou tricampeão brasileiro de maneira consecutiva.
Palmeiras – 2009
O ano de 2009 foi inesquecível para muitos torcedores e amantes do futebol brasileiro. Além de ter sido marcado por uma dolorosa pipocada do Palmeiras, também terminou com reviravoltas na última rodada, times gigantes brigando para não cair para a segunda divisão e um gigantesco voltando à Série A do Brasileirão.
Em 2009, o Palmeiras fez uma excelente campanha durante boa parte do Campeonato Brasileiro. O time paulista liderou a Série A por incríveis 17 rodadas. Esteve cinco pontos à frente do segundo colocado na reta final da competição, mas começou a perder e empatar uma partida atrás da outra.
O que parecia ser um sonho de recuperação do Palmeiras na era pós-Parmalat, terminou como um pesadelo. No fim das contas, o Verdão não apenas perdeu o título para o Flamengo como ficou de fora até mesmo do G-4 e da classificação direta para a Libertadores da América. Terminou na quinta colocação.
Naquele mesmo ano, o Fluminense – que curiosamente havia chegado a final da Libertadores um ano antes – brigou até a última rodada para não cair, terminando a Série A na décima sexta colocação com um ponto a mais do que o Coritiba (o décimo sétimo e primeiro rebaixado). Logo acima, na décima quinta colocação, vinha o Botafogo.
Abaixo desses todos, mas ainda assim vitorioso, esteve o Vasco da Gama. O Gigante da Colina disputou a Série B em 2009, mas conseguiu retornar à elite do futebol brasileiro sendo campeão da segunda divisão.
2020 – Internacional e São Paulo
Não há como negar que 2020 foi um ano completamente atípico para o mundo inteiro. Afinal de contas, o início da pandemia da Covid-19 mexeu com as estruturas de todo o planeta, fazendo milhões de vítimas ao redor do globo e alterando calendários de absolutamente todas as competições esportivas.
Foi nesse mesmo 2020 em que tivemos, inclusive, duas das maiores pipocadas da história do Campeonato Brasileiro. Em um mesmo ano, dois times que chegaram a ser considerados os campeões certos da Série A conseguiram perder o título para um que foi assumir a liderança apenas no finalzinho.
O São Paulo de Fernando Diniz começou a competição de maneira completamente avassaladora. O técnico, que recentemente fez história com o Fluminense ao ser campeão inédito da Libertadores, se destacou em nível nacional no Tricolor Paulista, fazendo com que o time liderasse a Série por incríveis 14 rodadas consecutivas.
O clube, no entanto, começou a enfrentar uma série de contratempos e foi perdendo cada vez mais. Na 30ª rodada, foi ultrapassado pelo Internacional de Porto Alegre, que apareceu de vez como o candidato absoluto ao título da Série A daquele ano. Por fim, o que aconteceu foi que o Colorado também saiu derrotado.
O Internacional se tornou líder na 30ª rodada e perdeu a liderança na 37ª. No penúltimo jogo da competição, o Colorado acabou perdendo para o Flamengo pelo placar de 2 a 1. Ainda tinha chances de título, visto que o rubro-negro perdeu na última partida do campeonato. No entanto, ficou no empate com o Corinthians e deixou o campeonato escapar.