ESPORTES
Copa do Mundo: Fifa oficializa sedes dos Mundiais de 2030 e 2034
A Fifa oficializou nesta quarta-feira, 11, as sedes das próximas edições da Copa do Mundo. Em 2030, ano do centenário do Mundial, o torneio será realizado em seis países: Espanha, Portugal e Marrocos, além de três jogos celebrativos que acontecerão no Uruguai, Argentina e Paraguai. Em 2034, é a vez da Arábia Saudita receber a competição.
Os anúncios foram feitos pelo presidente da entidade máxima do futebol Gianni Infantino, durante o Congresso Extraordinário da Fifa, realizado de forma virtual. Segundo o dirigente, ambas as edições tiveram apenas uma candidatura de anfitriões e foram decididas por aclamação.
Para 2023, a proposta feita por Espanha, Portugal e Marrocos levará a Copa, pela primeira vez, a seis países e três continentes. Na América do Sul, Uruguai, Argentina e Paraguai receberão um jogo, cada, que acontecem uma semana antes da abertura oficial do torneio.
A iniciativa é uma celebração ao centenário do Mundial, que aconteceu pela primeira vez em 1930, no Uruguai. “Estamos levando o futebol para mais países e o número de equipes não diminuiu a qualidade. Na verdade, ampliou as oportunidades”, disse Infantino.
Argentina e Espanha já receberam edições anteriores da Copa do Mundo, em 1978 e 1982, respectivamente. Já Portugal, Paraguai e Marrocos sediam o torneio pela primeira vez.
Os anfitriões da Copa de 2030 propuseram, na fase principal, jogos em 20 estádios, sendo 11 na Espanha, seis no Marrocos e três em Portugal, em 17 cidades — nove espanholas, seis marroquinas e duas portuguesas.
Quatro anos depois, em 2034, a Copa acontecerá na Arábia Saudita, o segundo país do Oriente Médio a receber o torneio, 12 anos depois dos vizinhos do Catar, em 2022.
O país propôs jogos em 12 estádios espalhados por cinco cidades — Jidá, Abha, Riade, Al Khobar e Neom. A última é um projeto futurista, desenvolvido no litoral noroeste da Arábia Saudita, baseado em transporte sustentável e energia renovável.
A abertura e a final da Copa de 2034 acontecerão no Estádio King Salman, em Riade.