ESPORTES
Corpo de ex-jogadora de vôlei Walewska Cardoso é enterrado em BH
O corpo de Walewska Oliveira, ex-atleta de vôlei da seleção brasileira e do Minas Tênis Clube, foi enterrado na manhã deste sábado (23), no cemitério Bosque da Esperança, no bairro Jaqueline, região norte de Belo Horizonte.
“A Walewska era uma pessoa sempre alegre. Uma das coisas mais difíceis de aceitar este momento é porque ela era uma pessoa repleta de planos, ela tinha uma agenda lotada e com muitos planos”, declarou Rafael Cardoso Alves, relações-públicas e amigo de infância de Walewska.
O presidente da FMV (Fundação Mineira de Vôlei), Tomas Mendes, e a diretora de vôlei feminino do Minas Tênis Clube, Keyla Monadjemi, também prestaram homenagens à ex-atleta.
Uma decisão da FMV determinou que o Campeonato Mineiro de Vôlei vai carregar o nome de Walewska, em tributo à ex-jogadora, a partir do fim de outubro deste ano, tornando-se Campeonato Mineiro Walewska Oliveira.
“Ela me presenteou com uma camisa de vôlei. Tenho guardada até hoje, uso às vezes e guardo com muito carinho. Ela era amorosa e carinhosa. Sabia o que queria fazer, fazia direitinho as coisas e participava bem. Fiquei alegre, como se fosse a minha filha, quando ela começou a carreira no vôlei”, descreveu Gloria Chaib Salibi, a primeira professora de educação física de Walewska.
Além da família de Walewska, grandes nomes do vôlei brasileiro estiveram presentes na cerimônia para prestigiar a ex-atleta: Anderson Rodrigues, ex-oposto da seleção brasileira e do Minas Tênis Clube; Fabiana Alvim, atual líbero da seleção; Maurício Lima, ex-levantador da seleção; Hilma Caldeira, ex-ponteira da seleção brasileira de vôlei; Suelen Pinto, líbero do Praia Clube; time em que Walewska encerrou a carreira como capitã; e Sheila Castro, ex-oposta do clube.