ESPORTES
Cuiabá vence por 2 a 0 complica Bahia na briga contra o rebaixamento no Brasileirão
Na noite desta quinta-feira, 9, Bahia e Cuiabá fizeram confronto na briga contra o rebaixamento, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de Deyverson e Isidro Pitta, os visitantes venceram por 2 a 0. O lateral Camilo Cándido foi expulso ainda no primeiro tempo.
Assim, o Dourado se recupera na competição e volta a vencer após duas rodadas. Com isso, chega aos 44 pontos, na décima colocação.
Por outro lado, o Esquadrão de Aço se complica na luta contra o descenso. Na 15ª posição, o time do técnico Rogério Ceni amarga a segunda derrota consecutiva e permanece com 37 unidades — mesma pontuação que Vasco e Cruzeiro, primeiro clube dentro do Z4, mas que tem dois jogos a menos.
Na próxima rodada, portanto, o Cuiabá recebe o Fortaleza, às 18h30 (de Brasília) de domingo (12), na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT). Ao mesmo tempo, o Bahia encara o Athletico-PR, na Arena Fonte Nova.
O jogo entre Bahia e Cuiabá
A primeira grande chance da partida foi criada pelo Bahia. Logo aos nove minutos, a bola foi desviada após cobrança de escanteio e Cauly quase alcançou para empurrar para o fundo do gol. A resposta do Cuiabá veio aos dez, em furada de Deyverson, e aos 11, em cabeçada de Raniele.
O Dourado conseguiu abrir o placar aos 21, com Deyverson, de pênalti. Após confusão da defesa baiana, o centroavante ficou com a bola e finalizou de calcanhar. Camilo Cándido, que estava na jogada, impediu o gol com a mão e acabou sendo expulso. Na cobrança, o ex-jogador do Palmeiras bateu no meio e marcou.
Ainda no primeiro tempo, aos 33 minutos, Acevedo recebeu passe de Rezendo dentro da área e chutou cruzado para grande defesa de Walter. No rebote, Luciano Juba finalizou em cima da marcação mato-grossense.
Dourado sacramenta vitória na segunda etapa
Na volta do intervalo, o Cuiabá chegou a ampliar a vantagem logo no primeiro minuto. Após chutão de Alan Empereur, Clayson fez o 2 a 0. No entanto, o tento foi anulado por impedimento de Deyverson, que participa da jogada.
Aos 14, o Bahia quase ficou com dois a menos em campo. Vitor Hugo foi expulso após falta em Derik Lacerda. Porém, com o auxílio do VAR, o árbitro voltou atrás devido a um toque de mão do jogador do Dourado no princípio do lance.
A equipe do Mato Grosso ampliou a vantagem aos 31 minutos da etapa complementar. Isidro Pitta recebeu passe de Derik Lacerda e saiu de trás do meio campo. O paraguaio bateu na saída do goleiro Marcos Felipe, que chegou a tocar na bola, mas não impediu o segundo gol visitante.
Por fim, aos 52, o Cuiabá sacramentou a vitória fora de casa. Após cobrança de escanteio do Bahia, Wellington Silva puxou o contra-ataque desde antes do meio de campo e apenas rolou para Ronald Lopes, então, apenas empurrar para o fundo do gol.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 0 X 3 CUIABÁ
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 9 de novembro de 2023 (quinta-feira)
Horário: 20 horas (de Brasília)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA-CE) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Allyson (Cuiabá); Rezende (Bahia)
Cartão vermelho: Camilo Cándido (Bahia)
GOLS
CUIABÁ: Deyverson (21′ do 1ºT); Isidro Pitta (31′ do 2ºT); Ronald Lopes (52′ do 2ºT)
BAHIA: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo (Rafael Ratão) e Camilo Cándido; Acevedo, Rezende, Yago Felipe (Matheus Bahia) e Cauly (Lucas Mugni); Biel (Luciano Juba) e Everaldo (Ademir)
Técnico: Rogério Ceni
CUIABÁ: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Rikelme; Allyson (Filipe Augusto), Raniele e Denilson (Ronald Lopes); Jonathan Cafú (Derik Lacerda), Clayson (Wellington Silva) e Deyverson (Isidro Pitta)
Técnico: António Oliveira