ESPORTES
Daniel Alves pode se tornar o brasileiro mais velho a jogar uma Copa
Com a provável escalação no time titular nesta sexta-feira (2/12), diante de Camarões, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Catar, o lateral-direito Daniel Alves, de 39 anos, pode se tornar o brasileiro mais velho a entrar em campo pelo Brasil em uma Copa.
Caso isso aconteça, o jogador vai quebrar o recorde de Thiago Silva, que atuou no Catar no auge de seus 38 anos, e Djalma Santos, também lateral-direito, que jogou a competição em 1966 com 37 anos.
Em entrevista coletiva, Daniel Alves falou sobre o sentimento de disputar sua terceira Copa pela Amarelinha.
“Para mim, representa o fato de estar vestindo a camisa da Seleção. Não importa a competição. O que importa é poder representar o Brasil em uma competição tão grandiosa como a Copa. É um motivo de orgulho. São muitos anos de história e poder encerrar esse ciclo jogando uma copa é uma satisfação muito grande.”
Daniel Alves entre os mais experientes
Mesmo prestes a se tornar o brasileiro mais velho a entrar em campo num Mundial, no ranking geral, Daniel Alves pode atingir apenas a 14ª colocação.
Entre os três primeiros, aparece o goleiro egípcio Essam El-Hadary, que atuou em 2018 com 45 anos; o goleiro da Colômbia Faryd Mondragón, tendo entrado em campo em 2014 aos 43 anos; e o atacante camaronês Roger Milla, quando atuou pela seleção africana em 1994 aos 42 anos.
Já em 2022, Daniel Alves é o sexto jogador mais velho da competição no Catar. Além do lateral, o zagueiro Thiago Silva é outro brasileiro presente no top 10.
Veja os mais velhos nesta Copa:
- Alfredo Talavera (México) – 40 anos
- Atiba Hutchinson (Canadá) – 39 anos
- Pepe (Portugal) – 39 anos e 267 dias
- Eiji Kawashima (Japão) – 39 anos
- Daniel Alves (Brasil) – 39 anos
- Remko Pasveer (Holanda) – 39 anos
- Aymen Mathlouthi (Tunísia) – 38 anos
- Thiago Silva (Brasil) – 38 anos
- Cristiano Ronaldo (Portugal) – 37 anos
- Danny Vukovic (Austrália) – 37 anos