ESPORTES
De Rayssa Leal a Isaquías Queiroz: o 1º dia de surfe em Fortaleza tem bateria especial com estrelas

Três títulos mundiais de surfe, cinco mundiais de skate street, e mais de 10 medalhas olímpicas, incluindo dois ouros, e milhões de seguidores: esse foi o ‘pódio’ da bateria especial da WSL na Praia do Futuro, em Fortaleza (CE), nesta sexta-feira, 12.
Nomes renomados do esporte como Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Rayssa Leal, Isaquías Queiroz, Luana Silva e Tainá Hinckel estavam entre os 28 convidados para a bateria de apresentação da última etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe de 2025, na orla nordestina.
O Terra acompanhou a participação das estrelas na bateria especial, que também foi assistida por centenas de fãs na faixa de areia da Praia do Futuro. À reportagem, Ítalo Ferreira exaltou o evento como oportunidade de apoio à comunidade local e a novos atletas.
“O suporte está crescendo durante os últimos anos e vem ganhando cada vez mais força por grandes apoiadores. Para mim, fazer parte dessa história e viver esse momento com essa galera é muito especial”, celebrou.
Quem também participou foi Luana Silva, primeira sul-americana a vencer o Mundial Júnior da WSL em 20 anos. Ao Terra, ela exaltou o feito e revelou os próximos passos na carreira após um ‘ano perfeito’.
“Consegui meu primeiro patrocínio no Brasil, estou muito ansiosa para o futuro. 2026 vai ser um ano bem grande, tenho muitos objetivos para conquistar, como estar no Top 5 e focar na qualificação para as Olimpíadas”, disse.
Com 28 participantes, a bateria especial foi dividida em dois grupos. Rayssa Leal e Bob Burnquist optaram por não surfar na apresentação. Os grupos, então, ficaram assim: Filipe Toledo, Tainá Hinckel, Gabriel Assunção, Fernando Araújo, Léo Scott, Pulgaboy, Paulo Vilhena Giovanni Vianna, Marina Gabriela, Filipe Mota, Rony Gomes e Max Peterson.
Na outra parte da bateria, surfaram Ítalo Ferreira, Luana Silva, Augusto Akio, Isaquías Queiroz, Narcísio Inácio, Antlari, Nobru, Lorrane Souza, Davison Fortunato, Max Vitorino, Amoroso, Daniela VItória, Felipe Gustavo e Felipe Nunes.
Veja como foi o 1º de WSL na Praia do Futuro
A competição na orla cearense começou disputada nesta sexta-feira, e promete grandes embates nas ondas até domingo, 14. A competição contou, até agora, com duas rodadas do torneio masculino e uma do feminino, além da bateria especial, que encerrou o primeiro dia.
A grande maioria dos atletas que caíram na água nesta sexta-feira era de surfistas locais, convidados a participarem do evento.
Entre os homens, 16 surfistas avançaram para a terceira fase, com destaque para Michel Roque, dono da maior série do evento até agora. Ele venceu a sexta bateria com 11.90, somando notas 6.67 e 5.23.
Já entre as mulheres, coube à veterana Silvana Lima abrir os trabalhos. Competindo em seu Estado natal, ‘Sil’ venceu a primeira bateria com categoria, levando em conta sua experiência contra promessas locais.
A etapa do Qualifying Series da WSL na Praia do Futuro, em Fortaleza, será retomada na manhã de sábado, 13, com a primeira chamada às 8h. Os homens disputarão a 3ª rodada e as oitavas de final, enquanto as mulheres se enfrentam pelas quartas de final.









