Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ESPORTES

Enea ou octa? Entenda polêmica em títulos do Flamengo no Brasileirão

Publicado em

Festa do Flamengo após título Foto: PEDRO KIRILOS / ESTADÃO CONTEÚDO

O Flamengo levantou na noite desta quarta-feira, 3, o título do Campeonato Brasileiro pela nona vez em sua história, ao menos segundo sua própria conta. Isso porque há um embate quanto ao nacional de 1987, torneio que a Justiça e a Fifa consideram como vencidos pelo Sport.

Em sua sala de troféus, o time da Gávea exalta as conquistas de 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019 e 2020. Em 2011, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) chegou a considerar o título flamenguista, mas a decisão foi anulada pela Justiça.

Continua depois da publicidade

O asterisco, porém, fica por conta do polêmico ano de 1987. Na época, em meio a um momento de crise da CBF e o risco de o campeonato nacional não ser realizado, os 13 principais times do País à época  – o Clube dos 13 – se uniram e criaram a Copa União.

Com alguns clubes de fora do formato e o descontentamento da CBF por ter sido deixada de lado na organização, a entidade que rege o futebol brasileiro optou pela criação de uma chave com os ‘excluídos’, assim sugerindo um campeonato brasileiro com dois módulos, o amarelo e o verde.

Continua depois da publicidade

A CBF, então, definiu que os dois melhores colocados de cada módulo se enfrentariam em um quadrangular para definir o campeão brasileiro, o que teria sido aprovado pelo Clube dos 13 por meio da assinatura de Eurico Miranda.

Flamengo e Internacional, porém, se recusaram a enfrentar Sport e Guarani no quadrangular sugerido e o Rubro-Negro do Rio de Janeiro passou a se considerar como campeão por ter sido o vencedor de seu módulo.

Como a CBF inicialmente considerou o Sport como campeão, o Flamengo desde então tenta judicialmente o reconhecimento de sua conquista. Na última decisão sobre o caso, em agosto deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) reforçou o Sport como único campeão de 1987.

Continua depois da publicidade

Para isso, a Corte considerou inviável recurso apresentado pela CBF contra a decisão anterior do Tribunal Regional da 5ª Região (TRF-5), que havia declarado o Sport como único campeão.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement