ESPORTES
Evento olímpico de esports terá brasileiro competindo no Just Dance
O Brasil terá um bicampeão mundial como representante em uma das competições do Olympic Esports Series 2023, em Singapura. A organização do campeonato olímpico que mistura simuladores virtuais de esportes tradicionais e/ou que envolvem atividade física anunciou a lista com os oito competidores que irão participar do torneio de dança. O brasileiro é Diego “Diegho San”, que disputará o título no Just Dance, uma das competições a serem realizadas em Singapura, de 22 a 25 de junho.
Confira a lista de competidores:
Amandine “TheFairyDina” (França)
Diego “Diegho San” (Brasil)
Aleksanteri “TheAllu” (Finlândia)
Antonino “JustNino” (Itália)
Joseph “Aazzlano” (Estados Unidos)
Adithiyan “Arms73” (Índia)
Elsie Fang (China)
Siti Zhywee Ramle (Singapura)
O critério para a escolha dos competidores da modalidade foi a junção de finalistas de edições passadas da Copa do Mundo de jogo Just Dance e de campeonatos locais, além de representantes do país sede das finais do Olympic Esports Series 2023, Singapura. Diegho San venceu o mundial do game de dança em 2014 e 2015 e concorrerá ao primeiro título no torneio promovido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
Sem as disputas mais comuns de esports, como jogos de First-Person Shooter (FPS), a aposta do Comitê Olímpico Internacional é em competições que envolvam categorias mais parecidas com as modalidades das Olimpíadas tradicionais. Os torneios serão de Tiro com Arco (Tic Tac Bow), Beisebol (WBSC eBASEBALL: POWER PROS), Xadrez (Chess.com), Ciclismo (Zwift), Dança (Just Dance), Automobilismo (Gran Turismo), Vela (Virtual Regatta), Taekwondo (Virtual Taekwondo) e Tênis (Tennis Clash).
O Olympic Esports Series é uma evolução do Olympic Virtual Series, primeira edição de disputas olímpicas de jogos virtuais, realizado em 2021 e que contou com 250 mil participantes em 100 países. Devido a pandemia da Covid-19, o evento foi inteiramente online e, em 2023, terá a primeira edição presencial.