ESPORTES
Final da Libertadores deixará Brasil mais perto da Argentina em ranking; entenda
A grande decisão da Copa Libertadores entre Atlético-MG e Botafogo irá confirmar o recente domínio brasileiro na principal competição da América do Sul. Independente do resultado da partida, o fim deste sábado, 30, marcará o sexto título seguido do País no torneio.
O ‘hexa’ seguido também deixará o Brasil mais perto da Argentina no ranking de maiores campeões da Libertadores. Desde a primeira edição, em 1960, os ‘hermanos’ levantaram o troféu em 25 oportunidades. Os brasileiros, por sua vez, chegarão ao 24º título quando o árbitro Facundo Tello apitar o término da partida.
Entre os representantes do Brasil, os maiores campeões são: São Paulo, Palmeiras, Santos, Grêmio e Flamengo, com três títulos cada um. Cruzeiro e Internacional possuem dois, cada, enquanto Atlético-MG, Fluminense, Vasco da Gama e Corinthians alcançaram a Glória Eterna uma vez. Ao todo, são 11 brasileiros campeões.
Já entre os argentinos, a distribuição de títulos é um pouco menor, e os maiores campeões da competição são de lá. O Independiente lidera com sete conquistas, seguido por Boca Juniors com seis. River Plate e Estudiantes possuem quatro troféus, cada. Por fim, Racing, Argentinos Juniors, San Lorenzo e Vélez Sarsfield fecham a lista com um.
Nas primeiras colocações do ranking com tantos troféus, argentinos e brasileiros se destacam em comparação aos rivais. A terceira federação com mais conquistas é a uruguaia, com oito, seguida por Colômbia e Paraguai, com três, cada um. Equador e Chile fecham a conta com um.
Veja o ranking de países com mais títulos (sem contar a final de hoje):
Argentina (25)
Brasil (23)
Uruguai (8)
Colômbia (3)
Paraguai (3)
Chile (1)
Equador (1)
Veja o ranking de conquistas por equipes:
Independiente (7)
Boca Juniors (6)
Peñarol (5)
River Plate (4)
Estudiantes (4)
São Paulo (3)
Palmeiras (3)
Santos (3)
Grêmio (3)
Flamengo (3)
Olímpia (3)
Nacional (3)
Cruzeiro (2)
Internacional (2)
Atlético Nacional (2)
Atlético-MG (1)
Fluminense (1)
Vasco da Gama (1)
Corinthians (1)
Racing (1)
Argentinos Juniors (1)
San Lorenzo (1)
Vélez Sarsfield (1)
Colo-Colo (1)
Once Caldas (1)
LDU (1)