ESPORTES
Flamengo bate Atlético-MG e conquista o penta da Copa do Brasil
O Flamengo é pentacampeão da Copa do Brasil. O time carioca voltou a vencer o Atlético-MG neste domingo, 10, para confirmar a conquista. Na semana passada, o clube rubro-negro tinha feio 3 a 1, no Maracanã, e soube administrar a vantagem. Apenas o Cruzeiro, com seis troféus, tem mais taças da competição que o clube rubro-negro.
O título apaga o gosto amargo da decisão da Copa do Brasil do ano passado. Quando o Flamengo perdeu a final para o São Paulo. É a terceira temporada consecutiva que a equipe decide o torneio. Ficou com os títulos em 1990, 2006, 2013 e 2022, além de 2024.
A conquista também marca uma reviravolta do Flamengo neste ano. Após altos e baixos com Tite, o time cresceu de aproveitamento sob o comando de Filipe Luís e voltou a ganhar uma taça importante após passar a temporada passada em branco. De quebra, a equipe confirmou a classificação para a Libertadores de 2025.
Clima tenso na festa
Após enumerar chances perdidas no 2º tempo, o Flamengo finalmente abriu o placar aos 37 minutos com Gonzalo Plata. O atacante equatoriano mostrou inteligência, partiu do próprio campo e tocou com categoria na saída de Everson.
A comemoração irritou os torcedores do Atlético-MG, que jogaram bombas na direção dos flamenguistas. Vários outros objetos foram jogados para dentro de campo. Teve invasão também de torcida.
O clima quente também provocou desentendimentos entre os jogadores das duas equipes. Houve muita discussão e empurra-empurra.
A partida ficou parada por quase 10 minutos. Nos acréscimos, uma nova bomba caiu perto do gol de Rossi, e Saravia foi expulso após falta em cima de Bruno Henrique. O atacante ficaria na cara do goleiro do Galo.
1º tempo
Empurrado pela torcida, o Atlético-MG começou a partida pressionando o Flamengo, que tinha dificuldade em acertar a marcação na última linha. A melhor chance de gol veio após uma trapalhada entre Rossi e Pulgar, a bola sobrou para Paulinho, que acabou acertando o goleiro rubro-negro na finalização.
No contra-ataque, o Flamengo criou boas oportunidades. A melhor esteve na cabeça de Arrascaeta. O meia uruguaio subiu sozinho e mandou para cima do gol de Everson. Gabigol e Michael também poderiam ter balançado as redes.
A grande polêmica ficou pela falta do zagueiro Lyanco em Arrascaeta. O camisa 14 escapava sozinho e acabou parado de maneira violenta pelo defensor, advertido apenas com o cartão amarelo.