O clássico entre Santos e Corinthians, válido pela quinta rodada do Campeonato Paulista, terminou em empate por 1 a 1 na noite de quinta-feira (22), na Vila Belmiro. O gol do Timão foi marcado por Yuri Alberto, que esteve no centro das atenções após desperdiçar um pênalti minutos antes de abrir o placar. Já o empate saiu nos acréscimos, com Gabigol cobrando falta e contando com uma falha do goleiro Hugo Souza.
Com o resultado, ambos os times somam 5 pontos na tabela de classificação. Corinthians aparece na 8ª colocação, enquanto Santos ocupa a 9ª posição.
A partida começou com muita emoção aos 12 minutos, quando Yuri Alberto fez uma jogada individual pela esquerda e foi derrubado por Zé Ivaldo dentro da área, resultando em pênalti. No entanto, o camisa 9 do Corinthians errou a cobrança, batendo para fora do gol do santista Gabriel Brazão.
Mas a redenção veio rapidamente: apenas dois minutos depois, Matheus Bidu finalizou de longe, o goleiro Brazão deu rebote e Yuri Alberto aproveitou a sobra. O atacante dominou a bola, puxou para a sua perna esquerda e bateu forte, encostando no contrapé do goleiro antes de entrar no fundo das redes.
Com a vantagem no placar, o time de Dorival Júnior assumiu o comando do jogo, utilizando cinco jogadores no meio-campo para manter a posse de bola e buscar novos gols. As inversões entre Matheuzinho e Matheus Bidu pela lateral esquerda foram uma das principais armas do Timão, enquanto Yuri Alberto pressionava constantemente a defesa santista. A primeira etapa encerrou com o placar de 1 a 0 para os visitantes.
A volta ao campo foi mais disputada, com muitos embates e faltas. Em pouco mais de 15 minutos, o árbitro Lucas Canetto Bellote aplicou quatro cartões amarelos no Santos e três no Corinthians – inclusive os dois treinadores foram punidos.
O Corinthians teve a primeira chance de ampliar no início da etapa: Raniele avançou pela esquerda e cruzou para Yuri Alberto, que invadiu a área, mas sua finalização passou raspando a linha de gol. Depois, André tentou de fora da área, sem causar maiores problemas para Brazão.
A partir daí, o Santos foi melhorando e começou a pressionar o time adversário. Em uma sequência de três escanteios consecutivos, Gabigol teve duas oportunidades de finalizar, mas a primeira foi bloqueada por Yuri Alberto e a segunda saiu para fora.
Os paulistanos voltaram a ameaçar aos 42 minutos, quando Gustavo Henrique lançou para Matheus Bidu, que bateu forte e viu Brazão fazer uma boa defesa.
No acréscimo, o jogo ganhou polêmica com a marcação de uma falta de Gustavo Henrique na entrada da área santista. Na cobrança, Gabigol bateu com força e a bola escapou das mãos de Hugo Souza, garantindo o empate para o Peixe.
Os dois clubes voltam a campo no fim de semana para mais jogos do Campeonato Paulista.
O Santos recebe o Red Bull Bragantino no domingo (25), às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena. Já o Corinthians visita o Velo Clube no mesmo dia, às 20h30 (de Brasília), no estádio Benito Agnelo Castellano, em Rio Claro.









