ESPORTES
Já na Copa: o que está em jogo para Seleção Brasileira contra o Chile

A quinta-feira, 4, será especial na carreira do técnico Carlo Ancelotti. Logo mais, às 21h30, pela primeira vez, ele comandará a Seleção Brasileira no estádio do Maracanã, o mais icônico do país. A partida, diante do Chile, será válida pela penúltima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas.
Já classificado para a Copa do Mundo de 2026, o treinador irá utilizar os dois confrontos restantes, contra o Chile e diante da Bolívia, para promover alguns testes e fazer observações no elenco. Um dos principais nomes da seleção, Vini Jr. não foi chamado pois está suspenso para o jogo contra os chilenos. Dessa maneira, a comissão técnica optou por não convocá-lo somente para encarar os bolivianos e, assim, abrir espaço para outros jogadores.
Outra ausência é a de Neymar. O atacante do Santos foi preterido por Ancelotti para as últimas rodadas das eliminatórias. Como justificativa, o italiano afirmou que diversos aspectos foram considerados para chegar à decisão. “É uma decisão técnica que se baseia em muitas coisas. No que o jogador está fazendo, no que já fez, e também no problema que ele teve”, observou o treinador em coletiva de imprensa na quarta-feira, 3, na Granja Comary, em Teresópolis.
Sem dois dos nomes mais famosos, o ataque da seleção deve ser formado por Estêvão, Raphinha, Gabriel Martinelli e João Pedro. A dupla do Chelsea, Estêvão e João Pedro, chama a atenção pelo bom momento que está atravessando no início da temporada europeia.
Em outros setores, a lateral-esquerda segue sem um dono para a posição. A tendência é que Douglas Santos, do Zenit, inicie contra os chilenos, mas Caio Henrique, do Mônaco, deve ganhar alguns minutos. A presença de Lucas Paquetá, pela primeira vez com Ancelotti, também desperta curiosidade, embora o meia do West Ham deva iniciar no banco de reservas. “Ele (Paquetá) tem características diferentes de Casemiro e Bruno Guimarães, e por isso está muito bem no grupo”, destacou o treinador.
A tendência é que o Brasil vá a campo com: Alisson; Wesley, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro e Bruno Guimarães; Raphinha, Estêvão, João Pedro e Martinelli.
Quem estiver no Maracanã, além do jogo, vai poder conferir um show da cantora Ivete Sangalo, que fará uma apresentação antes de a bola rolar. Com 25 pontos, a Seleção ocupa a terceira colocação, atrás do Equador apenas no saldo de gols. A líder Argentina, com 35, não pode mais ser alcançada. O Chile, por sua vez, é o lanterna, com 10 pontos, e não tem mais chances de ir ao Mundial.
