Fim do mistério. Nas últimas semanas, páginas coloridas dos populares mangás de futebol Blue Lock e Giant Killing apareceram, sem maiores explicações, com imagens do que parecia ser uma nova camisa da seleção japonesa. Hoje a Adidas confirmou que era tudo parte da campanha de marketing para lançar os novos uniformes que o Japão usará na Copa do Mundo que começa em novembro.
Em uma iniciativa inédita, as primeiras imagens do novo uniforme da seleção japonesa foram “vazadas” propositalmente nas páginas dos mangás Blue Lock e Giant Killing — Foto: Divulgação
“Através da fusão da cultura do mangá, que é única no Japão e amada por um grande número de pessoas, especialmente a geração mais jovem, vamos entregar o apelo do novo uniforme da seleção japonesa não só aqui no Japão, mas também em todo o mundo, imaginando o momento em que todos no Japão vestem esse uniforme e são tingidos de alegria”, disse Arata Fukuda, diretor sênior de comunicação da Adidas Japan.
Novo uniforme titular, vestido por Takumi Minamino e Takefusa Kubo — Foto: Divulgação / Adidas
“Achei que o design simples ficou muito bom. Pessoalmente, eu gosto da combinação de camisa azul e short branco que foi usada na Copa da Alemanha em 2006, é um design que faz lembrar a sensação de ‘o uniforme do Japão é assim’. Fiquei muito feliz quando vi pela primeira vez”, disse Tsujitomo, ilustrador da série Giant Killing. “Acho que há muitas crianças que começaram a jogar futebol ou chutar uma bola depois de assistir à seleção japonesa. Gostaria que os jogadores inspirassem as crianças dessa forma”, completou.
O uniforme reserva, vestido por Takumi Minamino, Mana Iwabuchi, Yui Hasegawa e Takefusa Kubo — Foto: Divulgação / Adidas
“Quando vi o novo uniforme pela primeira vez, achei muito kakkoii [legal, estiloso] e logo percebi por que o origami era usado como tema. O design linear ficou muito bonito e dá uma sensação de algo típico japonês. Gostei desde o instante em que vi pela primeira vez”, comentou Yusuke Nomura, desenhista de Blue Lock. “Fiquei muito honrado em poder participar dessa forma e muito feliz em ser convidado para este grande projeto. Ficaria feliz se muitas pessoas se interessarem por futebol através do ‘Blue Lock’, e espero que esta iniciativa seja uma porta de entrada para que conheçam melhor o futebol.”
Os uniformes reserva, titular e de goleiro: pela primeira vez, o kit reserva usará a cor preta; no titular, a combinação camisa azul e short branco, que não era utilizada desde o uniforme de 2010-11, está de volta — Foto: Fashionsnap
O conceito do novo uniforme é “origami” (dobraduras de papel), inspirado na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo de 2002, realizada no Japão, em que 2,7 milhões de origamis de tsurus foram jogados no ar para celebrar a alegria da conquista da seleção brasileira. No Japão é comum fazer dobraduras do pássaro conhecido como tsuru (grou em português) como símbolo de uma oração para trazer a felicidade e a realização de um pedido. O lema dessa campanha da Adidas é Nihon wo, kanki de somero (日本を、歓喜で染めろ。), ou seja, “tingir o Japão com alegria”.
A bandeira do Japão, que ficava na parte da frente, agora fica nas costas, representando o pensamento de “carregar o país nas costas” e “o apoio da torcida empurra os jogadores pelas costas” — Foto: SSKamo
A campanha lembra que o futebol japonês tem evoluído através de uma história de “montanhas e vales”, como a Agonia de Doha em 1993, em que o Japão perdeu a vaga na Copa do Mundo ao sofrer um gol no último minuto do último jogo, contra o Iraque, no que é considerada a maior tragédia futebolística do país. De volta ao Catar para a Copa do Mundo de 2022, o novo uniforme representa o desejo de transformar essa frustração em alegria.
Em parceria com a Konami, o novo uniforme também está disponível no jogo eFootball 2023 — Foto: Divulgação
A estreia do fardamento será no amistoso contra os Estados Unidos dia 23/09 em Düsseldorf, na Alemanha. Os novos uniformes estão em pré-venda até 11/09 nos sites Adidas Japan e SSKamo, custando 17.600 ienes (R$ 642) no modelo “autêntico” e 11.000 ienes (R$ 401) no modelo “réplica”.
Uniforme 2022 do Japão faz uma sutil referência ao modelo usado de 1992 a 1994, época da “Agonia de Doha” — Foto: n/d
Extra: outros itens como agasalho, camisa de treino e cachecol também foram lançados — Foto: SSKamo