Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ESPORTES

Jogadoras da África do Sul são chamadas de ‘mercenárias’ após protesto antes da Copa

Publicado em

Jogadoras da África do Sul treinam para a Copa do Mundo Feminina de 2023 Foto: instagram/@banyana.banyana

seleção feminina da África do Sul se vê em crise às vésperas da Copa do Mundo na Austrália. Acusando a Federação Sul-Africana de Futebol de não fazer o repasse de premiações da Fifa pela participação no Mundial, as jogadoras se recusaram a entrar em campo em um amistoso contra a Botsuana no último domingo, 2.

Na edição de 2023, em uma iniciativa inédita, a Fifa promoveu o pagamento de U$ 30 mil, cerca de R$ 144 mil, a cada atleta convocada para a Copa do Mundo. O valor aumenta conforme as equipes avançam na competição.

Continua depois da publicidade

As jogadoras da seleção da África do Sul, conhecida como ‘Banyana Banyana’, alegam, porém, que a premiação foi retida pela Federação Sul-Africana de Futebol (SAFA). Em um comunicado nas redes sociais, o ministro de Esportes do país, Zizi Kodwa, afirma que “tomou conhecimento das sérias preocupações expressas pela seleção” e que entrou em contato com o presidente da SAFA e com o sindicato dos atletas de futebol da África do Sul.

À imprensa local, um dirigente da federação, que não foi identificado, criticou o compartamento das jogadoras e chamou as atletas convocadas pela técnica Desiree Ellis de “mercenárias” e “traidoras”.

Continua depois da publicidade

Além da falta de pagamento do prêmio, as jogadoras também protestaram contra as condições do Estádio Tsakane, localizado a 50 quilômetros de Joanesburgo, palco do amistoso. Para não perder o compromisso, a SAFA convocou 15 atletas que não disputarão o Mundial para enfrentar a Botsuana. A seleção improvisada, que sequer tinha uma goleira reserva, perdeu de 5 a 0 para as visitantes.

Atual vencedora da Copa das Nações Africanas Feminina, a seleção da África do Sul está no Grupo G da Copa do Mundo Feminina da Austrália e enfrenta as equipes da Argentina, Itália e Suécia. A Banyana Banyana estréia no campeonato em 23 de julho, contra as suecas.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement