¿QUÉ PENSASTE CUANDO VISTE ESTA IMAGEN DEL DUELO ENTRE JUNIOR Y HUILA?¿VES BIEN QUE LOS JUGADORES DEBERÍAN INHALAR AMONIACO ANTES DE LOS PARTIDOS?#SAQUELARGOWIN PIC.TWITTER.COM/ROHGFTMXA3
— SAQUE LARGO (@SAQUELARGOWIN) SEPTEMBER 23, 2021
A situação foi registrada na partida entre a equipe e o Atlético Huila, na última quarta-feira, pelo Campeonato Colombiano. O Junior venceu a partida por 3 a 0, e o uso da substância ocorreu quando o placar ainda estava zerado.
Para alívio dos torcedores colombianos, porém, não se tratava de uma substância passível de doping. Segundo o clube, trata-se de carbonato de amônio, substância lícita e não dopante em termos esportivos. No mesmo comunicado, porém, o Junior informou que o uso da substância não foi autorizado ou recomendado pelo corpo médico do clube, e os jogadores envolvidos passariam por processo disciplinar interno.
Em entrevista ao jornal “El Heraldo”, de Barranquilla, Angel explicou a polêmica. Segundo ele, outros jogadores fazem uso da substância e não há qualquer preocupação com isso, apenas com possíveis mal-entendidos.
— O que utilizei foi amoníaco, mas não fui o primeiro nem o último a fazê-lo. A maioria dos jogadores do futebol utilizam. É um produto que ajuda a melhorar a capacidade de concentração e permite estar alerta e respirar melhor enquanto se está em campo. Esclaresço porque não quero que se criem mal-entendidos — afirmou.
No sábado, o Junior voltou a campo após a polêmica e venceu o Rionegro Águilas por 2 a 1. Ditta e Angel estiveram em campo normalmente.