Search
Close this search box.
RIO BRANCO

ESPORTES

Jogos: Brasil carimba 1 vaga no levantamento de peso e 2 no taekwondo

Publicado em

O Brasil carimbou mais três vagas olímpicas nesta terça-feira (9) e já totaliza 186 nos Jogos de Paris. A carioca Laura Amaro conquistou a primeira vaga do país no levantamento de peso, durante a Copa do Mundo, em Phuket (Tailândia). Também hoje, os brasileiros Edival Pontes, conhecido pelo apelido de Netinho, e Henrique Marques asseguraram mais duas vagas no Taekwondo – o país já garantira uma  com a equipe mista – no Pré-Olímpico das Américas, na República Dominicana.

Bronze no ano passado no Pan-Americano de Santiago (Chile), Laura Amaro garantiu a vaga em Paris na categoria até 81 quilos, ao somar 253 quilos (112 no arranco e 141 no arremesso) durante sua apresentação no Pré-Olímpico. A brasileira terminou na oitava posição, entre as 10 primeiras do ranking olímpico que asseguraram presença em Paris.

“Estou muito feliz! Agora a gente tem a vaga na mão, classificando diretamente no Top 10. Sabia que eu tinha esse resultado para dar. Que bom que eu consegui colocar na plataforma. Estamos na Olimpíada, Brasil”, comemorou a atleta, em depoimento à Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP).

Continua depois da publicidade

Ao totalizasr 253 quilos na disputa de hoje, a última que somava pontos para o ranking, Laura Amaro superou a dominicana Yudelina Peguero e a norte-americana Martha Rogers, ambas com 252kg. A campeã da categoria foi a equatoriana Angie Dajomes (269 kg). A chinesa chinesa Wang Zhouyu  (267kg) e a australiana Eileen Cikamatana (263 kg) ficaram, respectivamente, com as medalhas de prata e bronze.

Taekwondo

Foi uma estreia de gala dos brasileiros na abertura do Pré-Olímpico. Netinho e Henrique Marques faturaram duas vagas para o país nos Jogos ao avançarem às finais. Na categoria dos 80 kg, venceu com facilidade a estreia contra o boliviano Sergio Olguin, com vitória por 2 a 0 (duplo 13/0). Na luta seguinte, na semifinal, o brasileiro derrotou o argentino José Luis Acuña por 2 a 0 (14/0 e 6/5).

Na categoria dos 80 kg, Henrique Marques sobrou na primeira luta contra o porto-riquenho Diego Vargas com triunfo de 2 a 0 (12/0 e 14/4). Na semi, contra o dominicano  Moises Hernandéz, o brasileiro tinha placar favorável de 2 a 0, mas como não houve nenhum golpe em dois rounds, foram os juízes que decidiram a vitória de Henrique Marques.

Única representante feminina do Brasil, a paulista Maria Clara Pacheco estreia nesta quarta (10), nos 57 kg. Bronze no Mundial em 2023 e prata no Pan de Santiago, a brasileira disputa os combates preliminares a partir das 10h (horário de Brasília).

Propaganda
Advertisement