Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ESPORTES

José Aparecido de Oliveira, árbitro que levou cuspe de Neto, morre aos 71 anos

Publicado em

José Aparecido de Oliveira Foto: Divulgação/Safesp

ex-árbitro de futebol José Aparecido de Oliveira morreu aos 71 anos nesta terça-feira, 20. O falecimento foi comunicado pelo Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo (Safesp). A causa da morte não foi divulgada.

“É com imenso pesar que o Safesp comunica o falecimento do nosso querido árbitro José Aparecido de Oliveira, que foi um dos grandes nomes da arbitragem paulista nas décadas de 1980 e 1990”, informa.

Continua depois da publicidade

“Oliveira apitou finais de Campeonato Paulista e figurou como um nome de peso Nacional e Internacional na arbitragem. E, na atual gestão Safesp, também atuou como membro do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) paulista representando os árbitros. Estendemos nossos mais profundos sentimentos para toda a família e amigos”, diz ainda o órgão.

Segundo o sindicato, o velório e o sepultamento acontecem nesta terça-feira no Cemitério Memorial Jardim Santo André, no ABC paulista.

Continua depois da publicidade

Vida e carreira

Natural de Taquaritinga, no interior de São Paulo, José Aparecido de Oliveira nasceu em 16 de janeiro de 1952. Ele atuou como árbitro de futebol nas décadas de 1980 e 1990.

A carreira de José Aparecido foi marcada por várias polêmicas. A principal delas foi em 1991, quando o árbitro levou um cuspe do então jogador do Corinthians Neto, hoje apresentador de televisão. Na ocasião, José Aparecido tinha expulsado o atleta do jogo contra o Palmeiras. Em 2013, Neto se desculpou com o árbitro ao vivo no programa Os Donos da Bola e disse que foi “covarde, racista e nojento”.

Outra famosa polêmica foi em 1993, também em um jogo entre Palmeiras e Corinthians. Naquela partida, o árbitro expulsou três jogadores corintianos e um palmeirense, o que causou confusão na final do Campeonato Paulista, principalmente por ele não ter aplicado um cartão vermelho em Edmundo.

Continua depois da publicidade

Um tempo depois, José Aparecido foi diagnosticado com câncer no estômago e se afastou de suas atividades em campo. Ao se recuperar, no entanto, ele estava próximo da data limite para trabalhar como árbitro na época e decidiu se aposentar na arbitragem.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement