Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ESPORTES

‘Maldição caseira’ faz Bortoleto repetir fiasco de compatriotas em estreia no Brasil; veja como foi o GP para o piloto brasileiro

Publicado em

Gabriel Bortoleto abandona prova após colisão de Lance Stroll em estreia no GP de São Paulo de Fórmula 1 Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images

Após sete anos de espera, os brasileiros voltaram a torcer por um dos seus no grid do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1: Gabriel Bortoleto, da Sauber, voltou a colocar o País na elite do automobilismo mundial no Autódromo de Interlagos. Um toque de Lance Stroll, no entanto, tirou o número 5 de ação logo na primeira das 71 voltas deste domingo, 9.

A superação de uma estreia ruim na etapa brasileira é algo que as lendas do automobilismo nacional podem ensinar a Bortoleto. Assim como o piloto da Sauber, nomes como Nelson Piquet, Ayrton Senna e Felipe Massa também não tiveram boas performances em suas primeiras corridas no autódromo paulistano.

Continua depois da publicidade

Em 1979, Piquet, que pilotava pela Brabham, fez sua primeira corrida no Brasil. Vindo de um acidente no GP da Argentina e com fraturas nos tornozelos, o brasileiro chegou a precisar de analgésicos para pilotar em São Paulo. Largando da 22ª colocação, Piquet se recuperou na prova e chegou ao 13º lugar.

No entanto, Piquet sofreu um toque de Clay Regazzoni e teve danos na asa dianteira. Aliados às dores, os danos fizeram com que ele tivesse que voltar aos boxes e abandonar a corrida.

Continua depois da publicidade

Senna, que estreava na Fórmula 1 como campeão da Fórmula 3 inglesa, disputou sua primeira corrida no Brasil em 1984, no qual foi justamente seu GP de estreia na categoria. À época em que as corridas aconteciam em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, coube ao novato da Toleman largar na 16ª posição.

O calor carioca se mostrou intenso demais para o motor Hart que, apesar de levar Senna à 13ª colocação ainda na primeira volta, ‘abriu o bico’ no início do GP. O brasileiro retornou à 16ª posição e, então, abandonou a corrida.

A trajetória de Felipe Massa é ainda mais parecida com a de Bortoleto. Também piloto da Sauber em 2002, a primeira corrida de Massa em Interlagos foi marcada por uma falha mecânica logo nos Treinos Livres. Na classificação, conquistou a 12ª colocação no grid.

Continua depois da publicidade

Apesar de uma boa largada, na qual passou à 9ª posição ainda na primeira volta, Massa perdeu ritmo e acabou ultrapassado antes de entrar nos boxes. No meio do GP, uma colisão de Mark Webber fez com que o brasileiro rodasse e tivesse de abandonar a prova no 44º giro.

Com o resultado deste domingo, Bortoleto se tornou o 28º piloto a estrear em casa sem pontuar. Além disso, é o 19º a sequer terminar sua primeira prova no Brasil. De todos os estreantes, Emerson Fittipaldi é o único a pontuar — e vencer — em sua estreia em solo brasileiro, em 1973, justamente quando o país passou a integrar o calendário de corridas de Fórmula 1.

Continua depois da publicidade

Como foi o fim de semana de Gabriel Bortoleto em Interlagos

O Grande Prêmio de São Paulo, 21ª etapa do campeonato mundial de Fórmula 1 de 2025, foi um ‘carrossel’ de emoções para o osasquense de 21 anos: após receber e retribuir o carinho dos fãs brasileiros, Gabriel Bortoleto teve um desempenho consistente na sexta-feira, 7.

Com o quinto melhor tempo do único Treino Livre do final de semana, Bortoleto terminou a qualificatória da corrida Sprint no SQ2, com a 14ª colocação, empolgando a torcida. No entanto, o sábado, 8, foi dramático na garagem da Sauber. Na última volta da corrida curta, o brasileiro rodou sozinho na reta e bateu contra o muro. Ele chegou a ser atendido no centro médico, mas foi liberado.

Continua depois da publicidade

A equipe suíça trabalhou contra o tempo para deixar o carro de Bortoleto pronto para a qualificatória do GP e, ainda que os reparos tivessem sido concluídos, o brasileiro não conseguiu entrar na pista a tempo e acabou na última posição do grid para a prova de domingo, 9.

A expectativa por uma retomada no GP deu lugar à frustração logo na primeira volta: a briga por posições contra Lance Stroll, na curva do Bico de Pato, fez com que Bortoleto colocasse uma das rodas fora do circuito. Em seguida, uma colisão causada pelo canadense da Aston Martin jogou o brasileiro contra o muro, fazendo com que o piloto número 5 do grid abandonasse o GP de São Paulo em sua estreia.

Em entrevista após a corrida, Bortoleto lamentou o resultado, classificou o domingo como ‘o pior dia de sua vida’, mas prometeu continuar evoluindo na Fórmula 1, com a expectativa de reencontrar Interlagos na categoria.

“Depois da batida ontem, batida hoje, meu país torcendo, vibrando. Todo mundo muito triste hoje. Eu estou mais do que todo mundo, sinto na pele. Mas vou seguir em frente, vai me fortalecer. É um erro meu, sou muito severo comigo mesmo”, disse Bortoleto à Band.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement