ESPORTES
No detalhe: como se desenrolou o GP de Singapura de F1
Fim da sequência histórica da Red Bull. O time taurino, que vencia todas as corridas desde o GP de Abu Dhabi de 2022, se viu não só sem a vitória, mas também sem pódio em Singapura. E, sem a Red Bull no páreo, o que se viu foi uma disputa bastante interessante pela vitória.
Quem se sobressaiu foi Carlos Sainz, da Ferrari. Depois de fazer a pole, o espanhol rumou para um triunfo de ponto a ponta. O que não quer dizer que foi fácil. O piloto usou da experiência para segurar Charles Leclerc, Lando Norris e a dupla da Mercedes em momentos diferentes da prova.
Norris e Lewis Hamilton completaram o pódio.
Confira no detalhe como foi o interessantíssimo GP de Singapura de 2023:
PRÉ-CORRIDA – A maioria dos pilotos optou por começar a corrida na estratégia mais convencional, com pneus médios. Dos ponteiros, apoenas Leclerc arricou começar de macios. Além deles, apenas alguns que começaram do fundo optaram pelos pneus de banda vermelha: Tsunoda, Piastri e Zhou.
A Red Bull, largando da metade do bolo, partiu para uma estratégia diferente, com seus dois carros começando de compostos duros, visando um stint inicial mais longo. Bottas foi pela mesma linha.
LARGADA – Sainz manteve a ponta, enquanto Leclerc, de macios, pulou para 2º. Hamilton partiu bem, superando Norris e emparelhando com Russell. O heptacampeão espalhou na primeira chicane e acabou à frente de seu colega. Várias disputas mais atrás. Em uma deles, Perez toca em Tsunoda. O japonês da AlphaTauri sofre um dano no carro e abandona.
2/62 – Hamilton devolve posição à Russell. Norris fica na bronca, alegando que também deveria receber a 4ª posição de volta.
3/62 – Zhou troca os pneus macios pelos duros, deixando Leclerc como o único de macios na pista. Verstappen, 9º.
5/62 – Hamilton abre espaço para Norris e volta ao 5º posto.
6/62 – Verstappen supera Magnussen e chega ao 8º posto. Mais atrás, Perez passa Piastri para ser 13º.
10/62 – Sainz e Leclerc apenas controlam o ritmo, visando aumentar a vida útil de seus pneus.
15/62 – Leclerc aperta levemente o ritmo e faz a melhor volta da corrida.
16/62 – Sainz responde e toma par si o melhor tempo do dia.
17/62 – A Ferrari reforça para Leclerc a orientação de diminuir o ritmo e segurar os demais, a fim de tentar aumentar as chances de uma dobradinha da Scuderia.
19/62 – Logan Sargeant bate no muro na curva 6. Ele consegue dar marcha à ré e voltar à pista rumo aos boxes, apesar da dianteira bastante danificada.
SAFETY CAR – Mesmo sem danos, a direção de prova aciona o safety car.
20/62 – À exceção das Red Bull e de Bottas, todos vão aos boxes. A Ferrari faz um serviço lento no carro de Leclerc, que perde posições. O único na pista com pneus médios era Zhou, com duas paradas. Os demais, todos de duros.
21/62 – Com os pit stop, a sequência dos 10 primeiros passou a ser: Sainz, Verstappen, Russell, Perez, Norris, Leclerc, Hamilton, Alonso, Ocon e Bottas.
RELARGADA – 23/62 – Leclerc espalha para desviar de Norris e é superado por Hamilton. Russell vai para cima de Verstappen e o supera. No mesmo ponto, Norris passa Perez.
24/62 – Hamilton passa Perez. Norris consegue o bote sobre Verstappen. A Red Bull virava alvo de todos com os pneus desgastados.
27/62 – Hamilton supera Verstappen. O holandês não consegue fazer menção à uma defesa e é presa fácil.
28/62 – Leclerc também passa Verstappen
31/62 – Os quatro primeiros andam separados por menos de um segundo entre cada: Sainz, Russell, Norris e Hamilton.
37/62 – Alonso ataca Perez, mas toma o X. Ocon se aproveita, entra na briga e supera o espanhol da Aston Martin.
40/62 – Depois de muito resisir, Perez começa a sucumbir. Em poucas curvas, ele perde posições para Ocon, Alonso e Gasly. Ao fim da volta, o mexicano vai aos boxes e coloca pneus médios. Ele volta à pista em último.
41/62 – Verstappen, finalmente, faz sua parada, retornando em 15º, quase 15 segundos distante da zona de pontuação.
43/62 – Ocon para no setor 1, com problemas em seu Alpine.
SAFETY CAR VIRTUAL
45/62 – A Mercedes chama seus dois carros para os boxes. Pneus médios novos para Russell e Hamilton. Alonso também para, mas o seviço em seu carro dura enormes 25 segundos, sendo 5 de punição e quase 20 por problemas para encaixar dois pneus macios.
BANDEIRA VERDE
47/62 – Sainz lidera Norris e Leclerc. Russell e Hamilton, 4º e 5º, respectivamente, começam a andar em ritmo muito forte e descontar para os líderes. Alonso, em úlitmo depois do pit atrapalhado, roda mas volta à pista.
48/62 – Verstappen passa Zhou e entra na zona de pontuação.
49/62 – Verstappen é 9º depois de passar Magnussen.
51/62 – Seguindo sua escala, Verstappen supera Lawson e chega ao 8º posto.
53/62 – Russell, em ritmo alto, supera Leclerc e vira 3º.
54/62 – Sem perder tempo, Hamilton segue o colega e também despacha Leclerc. Mais atrás, Verstappen passa Piastri para ser 8º.
58/62 – Verstappen faz bela manobra sobre Piastri e é 6º. Lá na frente, Sainz, Norris, Russell e Hamilton andam separados por menos de 2 segundos. Briga aberta pela vitória.
Sainz segura o ritmo para que Norris possa abrir a asa e segurar as Mercedes.
59/62 – Russell ataca Norris, que se defende com firmeza e mantém o 2º lugar. Hamitlon tenta se aproveitar, mas Russell se segura.
62/62 – Russell, no afã de passar Norris, erra na parte final da volta e bate. Sainz segura Norris e Hamilton e vence o Grande Prêmio de Singapura. Leclerc é 4º, décimos à frente de Verstappen. Gasly, Piastri, Perez, Lawson e Magnussen fecham a zona de pontuação.