Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ESPORTES

Número 1 do mundo, Sinner é suspenso por 3 meses após ser pego em testes de doping

Publicado em

Jannik Sinner, da Itália Foto: Reuters

Tenista número 1 do mundo, Jannik Sinner ficará de fora das quadras por 3 meses. A suspensão foi aceita pelo atleta italiano de 23 anos após um acordo com a Agência Mundial Antidoping (Wada) em razão dos seus dois testes positivos para drogas realizados no ano passado. Ele ficará impedido de jogar de 9 de fevereiro a 4 de maio deste ano.

Vencedor do Aberto da Austrália no mês passado ao derrotar o alemão Alexander Zverev, Sinner estará apto a participar do próximo Grand Slam desta temporada: o Roland Garros, que começa na segunda metade de maio.

Continua depois da publicidade

O anúncio da suspensão foi realizado neste sábado, dia 15. A Wada apelou junto à Corte Arbitral do Esporte (CAS) contra o pedido para inocentar Sinner. O tribunal, no entanto, aceitou a explicação de que o tenista italiano teria sido involuntariamente contaminado por seu fisioterapeuta. A substância proibida utilizada teria sido o clostebol, um anabolizante e antibiótico.

O CAS considerou que Sinner “não teve a intenção de trapacear” e que “a droga não favorece nenhum tipo de benefício em sua performance”. Além disso, declarou que o uso da substância ocorreu “sem o seu consentimento e como resultado de negligência de membros da sua equipe”. Contudo, o atleta ainda assim é considerado responsável por tais falta de cuidado provenientes de terceiros.

Continua depois da publicidade

Sinner se pronunciou através de seus advogados. “Sempre aceitei que sou responsável por minha equipe e entendo que as regras restritas da Wada são importantes para a proteção do esporte que amo. Com base nisso, eu aceito a oferta da Wada para resolver essa questão com a suspensão por 3 meses”, disse em trecho do comunicado oficial.

O mundo do tênis tem tido alguns nomes importantes envolvidos em doping nos últimos seis meses. Destaque para a polonesa Iga Swiatek, atual número 2 do mundo, que aceitou um mês de punição em novembro quando ela ainda era a número 1 do ranking da WTA.

Sinner já havia sido inocentado por um conselho independente em março do ano passado pelo uso da mesma substância.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement