Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

ESPORTES

Pela copa: Cruzeiro enfrenta o Racing em busca de inédito título da Sul-Americana

Publicado em

Time mineiro marcou 15 gols durante a competição Foto: Gustavo Martins/ Cruzeiro

Chegou o dia! Para o cruzeirense, o mais aguardado do ano – ou dos últimos anos. Neste sábado (22/11), os milhões de torcedores do Cruzeiro estarão focados em um só lugar: estádio General Pablo Rojas, em Assunção, onde o time enfrentará o Racing e tentará buscar a inédita Copa Sul-Americana.

Já são 15 anos desde a última e amarga final de torneio internacional, e 26 anos para a última conquista. Vivenciar este duelo com os argentinos (e vencê-los) será a coroação do reerguimento do clube, que, há menos de cinco anos, esteve à beira de deixar de existir.

Na capital do Paraguai, a Raposa deverá ter o apoio de aproximadamente 15 mil torcedores, fora aqueles que estarão assistindo de Minas Gerais, pelo Brasil e mundo afora. A demonstração de apoio na saída de Belo Horizonte, no chamado “Aerozêro”, mostrou aos jogadores que eles não estarão sozinhos em campo.

Continua depois da publicidade

Trajetória

Confronto com a Universiad. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O início da Raposa na Sul-Americana não foi bom. Time acumulou frustrantes empates com Universidad Católica-EQU, Alianza-COL e Unión La Calera-CHI; mas conseguiu se recuperar com três vitórias no returno sobre essas equipes, e terminou a fase de grupos em primeiro lugar, com 12 pontos, sem ter que passar pelo playoff.

Nas oitavas de final, o tão temido Boca Juniors, da Argentina. Após uma derrota por 1 a 0 na Bombonera, o Cruzeiro fez 2 a 1 no Mineirão, resultado que levou a disputa para os pênaltis, onde os mandantes se sobressaíram e levaram a China Azul à loucura.

Já nas quartas, o susto foi menor. Os celestes meteram 2 a 0 no Libertad fora de casa, e conseguiram avançar à fase seguinte com um empate por 1 a 1 em Belo Horizonte.

Na semifinal, foi a vez de deixar outro argentino pelo caminho, o Lanús. Diferentemente das fases anteriores, a ida foi em casa, mas a equipe não se destacou e ficou no empate por 1 a 1. Em Buenos Aires, um suado 1 a 0 foi o suficiente para garantir o clube estrelado na decisão de “A Grande Conquista”.

Último treino. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Time

Com relação à equipe inicial, restou somente uma dúvida – que há dias não paira mais na mente do treinador celeste Fernando Diniz: quem será titular no meio-campo, Walace ou Lucas Silva? A tendência é que o primeiro, com estilo mais marcador, esteja entre os 11 iniciais.

Racing

Treinador Gustavo Costas foi campeão como jogador. Foto: Juan Mabromata/AFP

O Racing Club de Avellaneda fez 15 pontos em sua chave, que também tinha Coquimbo Unido-CHI, Sportivo Luqueño-PAR e Red Bull Bragantino-BRA. Aliás, a única derrota do elenco argentino foi para os brasileiros.

Continua depois da publicidade

Nas oitavas, eles passaram com facilidade pelo Hachipato, enquanto nas quartas e semis as vítimas foram outros dois brasileiros: Athletico e Corinthians, respectivamente. Triunfos, aliados de boa campanha na liga nacional, fazem o Racing chegar embalado à final.

O último título internacional foi há 36 anos, justamente em cima do Cruzeiro, por isso, a gana por conquistar a taça é tão grande quanto a cruzeirense. Em 1988, La Academia levou a Supercopa dos Campeões da Libertadores.

Ficha técnica

O quê: Racing x Cruzeiro

Motivo: final da Copa Sul-Americana

Quando: sábado, 23 de novembro de 2024, às 17h (de Brasília)

Onde: estádio La Nueva Olla, em Assunção-PAR

Provável Racing: Gabriel Arias; Marco Di Cesare, Santiago Sosa e García Basso; Gastón Martirena, Juan Ignacio Nardoni, Agustín Almendra, Juan Fernando Quintero e Gabriel Rojas; Maximiliano Salas e Adrián Martínez. Técnico: Gustavo Costas

Provável Cruzeiro: Cássio; William, João Marcelo, Lucas Villalba e Marlon; Walace, Lucas Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira; Gabriel Veron e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz

Arbitragem: Esteban Ostojich (URU); Nicolas Tarán (URU) e Carlos Barreiro (URU). VAR: Leodan González (URU)

Transmissão: ESPNSBT Disney+

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress