ESPORTES
PF terá agentes em Paris para garantir segurança de atletas do Brasil
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) terá o apoio de dois agentes da Polícia Federal (PF), que cuidarão do esquema de segurança da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris.
O comitê organizador dos Jogos Olímpicos transformou em protocolo credenciar oficiais de segurança de todos os países participantes — o que países como Estados Unidos, Israel e Rússia já faziam havia algumas edições dos jogos, mas os incluindo como parte das delegações.
Para Paris, o comitê olímpico de cada país recebeu duas credenciais de segurança para indicar oficiais para participarem de um grupo que tem como objetivos diversos, como passar instruções mais simples aos atletas e demais integrantes da delegação, evitar roubos praticados por pickpockets ou identificar ameaças terroristas.
A escolha dos agentes ficou a cargo de cada comitê olímpico. No caso do Brasil, o COB conversou com a Embaixada Brasileira em Paris, que tocou o assunto internamente dentro do governo.
Os escolhidos têm experiência em atuar em grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil. Os dois já estiveram em Paris fazendo programas de treinamento e integração. Além desses dois agentes, a PF informou que enviará outros 14 a pedido da França, para ajudar na segurança.