Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ESPORTES

Tifanny vai às lágrimas ao subir no pódio com Osasco após ser barrada de competição por ser trans

Publicado em

Tifanny Abreu se emociona com homenagem após ser barrada de Mundial Foto: Reprodução/Instagram

A ponteira Tifanny Abreu se emocionou neste domingo, 14, ao subir no pódio junto com as outras jogadoras e a comissão técnica do Osasco, que conquistou o bronze no Mundial de Clubes de Vôlei, após ser barrada de participar da competição por ser trans.

Ao final da partida contra o Praia Clube, que terminou com três sets a zero para o Osasco, Tifanny se juntou às colegas no pódio e também recebeu uma medalha de bronze. Ela não conseguiu conter as lágrimas com a homenagem e com o público na Arena Mercado Livre Pacaembu, no centro de São Paulo, gritando em apoio a ela.

Continua depois da publicidade

“Foi uma emoção muito grande, porque a gente faz tudo junto. A gente é um time, é um corpo, é um coração. Elas ganharam essa medalha por mim, por tudo que passei, por tudo que estou passando ainda. Essa emoção é de saber que sou amada por todas elas, por toda comissão e por toda arquibancada”, disse a atleta em conversa com a imprensa.

“Por mais que tenham me tirado lá de dentro, não tiraram o amor que as pessoas sentem por mim e o que eu sinto pelo esporte. Jamais vou desistir, porque, quando derrubam uma pessoa trans no esporte, está derrubando a sociedade, está derrubando um espaço de inclusão no esporte. Não fiz nada de errado, não tenho nada de errado. Me exponho a todas as regras e isso que está acontecendo agora é um absurdo”, completou Tifanny.

Continua depois da publicidade

Ela foi barrada de competir no Mundial de Clubes pelo Comitê de Elegibilidade de Gênero da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). A participação de atletas trans na competição precisa passar pela análise do comitê, que pode levar em conta diferentes fatores, como peso, altura, massa muscular, níveis de testosterona e até mesmo o desempenho esportivo e participação jogando em outro gênero.

O Osasco entrou com um recurso após a participação de Tifanny ser barrada pelo comitê, que ficou em andamento durante o Mundial, mas a atleta não conseguiu entrar em quadra.

Ao longo de toda a competição, torcedores do Osasco manifestaram apoio a Tifanny. Antes da partida deste domingo, a central Valquíria levantou uma camisa com o nome da colega e mostrou à arquibancada, que reagiu gritando o nome de Tifanny.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement