ESPORTES
Triatleta Luisa Baptista e ex-ginasta Lais Souza pedalam juntas após sofrerem acidentes

A triatleta Luisa Baptista e a ex-ginasta Laís Souza se encontraram neste domingo, 12, em Ribeirão Preto (SP), para um passeio de bicicleta. As duas atletas compartilham histórias de superação após graves acidentes.
Luisa, atropelada em 2023 enquanto treinava para os Jogos Olímpicos de Paris, levou Laís, que ficou tetraplégica após um acidente em 2014 durante um treino de esqui aéreo para as Olimpíadas de Inverno, em uma bike adaptada cedida pela ONG Pernas Solidárias.
Amigas desde que se conheceram em uma clínica de fisioterapia na cidade, Luisa e Laís transformaram a recuperação em uma parceria inspiradora. “Fazia muitos anos que eu não pedalava. E, dessa vez, tive a honra de ser levada por uma atleta olímpica”, escreveu Laís nas redes sociais.
O passeio em Bonfim Paulista, distrito de Ribeirão Preto, simbolizou não apenas o avanço na reabilitação das duas, mas também a força e a amizade que nasceram da resiliência.
Luisa, natural de Araras (SP), é um dos principais nomes do triatlo brasileiro. Representou o país nos Jogos de Tóquio, em 2021, e fez história ao conquistar o ouro no triatlo nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019 — o primeiro do Brasil na modalidade. Quase dois anos após o acidente, ela já voltou a praticar as três modalidades do triatlo, embora ainda não tenha retomado o alto rendimento.
Já Laís Souza teve uma carreira marcada por conquistas e pela reinvenção. Ex-integrante da seleção brasileira de ginástica artística entre 2001 e 2012, foi finalista mundial e conquistou medalhas em Copas do Mundo. Depois de migrar para o esqui aéreo e sofrer o acidente que mudou sua vida, passou a se dedicar às artes plásticas e a ministrar palestras motivacionais. Recentemente, celebrou um novo avanço em sua recuperação ao recuperar sensibilidade em um dedo da mão esquerda.
