EXPOACRE
Blitz serão intensificadas durante a Expoacre 2025, anuncia PM

Durante os nove dias da Expoacre 2025, a segurança pública será reforçada com a mobilização de mais de 300 agentes das forças estaduais, federais e municipais. Além da atuação dentro do Parque de Exposições Wildy Viana, a Polícia Militar do Acre (PMAC) vai intensificar a fiscalização de trânsito nas áreas de acesso ao evento, com foco na prevenção de acidentes e na repressão à condução sob efeito de álcool.
A operação foi anunciada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) como parte do Plano Operacional Integrado para a Cavalgada e a Expoacre 2025. O policiamento será realizado em parceria com órgãos como o Detran, Bope, Samu, Gefron e Corpo de Bombeiros, com monitoramento por câmeras e uso de tecnologia em tempo real.
De acordo com a tenente-coronel Jokebed, diretora de operações da PMAC, o Batalhão de Trânsito fará fiscalizações intensivas em pontos estratégicos do entorno do parque. “Nosso objetivo é evitar que pessoas alcoolizadas cometam acidentes que ceifem vidas”, afirmou.
A estimativa é que entre 165 e 180 policiais militares atuem por noite, com concentração maior de efetivo no último dia da feira. Além das blitz fixas, haverá patrulhamento com equipes do Bope, grupamento Giro (motopatrulhamento) e viaturas posicionadas nas principais vias de entrada e saída.
As barreiras poderão ser remanejadas conforme o fluxo de pessoas e ocorrências registradas. “A entrada e saída de pessoas, o fluxo a pé, tudo isso requer atenção especial da nossa equipe”, explicou a oficial.
Estrutura integrada de segurança
O plano de segurança da Expoacre 2025 contempla a atuação de diversas frentes. Somente na Cavalgada de abertura, neste sábado (26), mais de 90 policiais militares atuarão no monitoramento do trajeto, apoiados por helicóptero do Ciopaer, viaturas do Gefron, Polícia Civil, Iapen e Corpo de Bombeiros. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) fará o monitoramento por 37 câmeras, com operadores em regime de plantão.
Durante a feira, a estrutura contará com:
•Polícia Militar: até 180 agentes por noite
•Polícia Civil: delegacia no local com 12 agentes
•Iapen: 12 policiais penais em plantão 24h
•Detran: 18 agentes com ações educativas e fiscalização
•Corpo de Bombeiros: 14 militares com posto móvel
•Ciopaer: aeronave com cinco operadores
•Gefron: 10 operadores por noite
•Samu: base fixa com motolâncias e unidades de atendimento
