EXPOACRE
Dois palcos e 54 apresentações culturais farão parte da programação da FEM na Expoacre 2023
A Expoacre 2023 terá grandes atrações musicais durante todas as noites de exposições no Parque Wildy Viana. A organização do evento é por conta da Fundação Elias Mansour (FEM), que implantou dois palcos, que serão ocupados por 54 artistas dos mais variados gêneros musicais, incluindo grupos de dança instrumental e vocal.
A escolha dos participantes dos nove dias do evento foi feita pela Comissão Especial para seleção das apresentações culturais nos palcos Sertanejo e Culturarte, composta por representantes do Conselho de Cultura (Concultura), do Departamento de Artes da FEM (Dartes) e da sociedade civil. Eles obedeceram a critérios técnicos ao avaliarem as 216 propostas.
Sérgio Siqueira, diretor de eventos da FEM, reuniu na tarde de sexta-feira, 28, todos os idealizadores de cultura selecionados para os dois palcos e a comissão de avaliação, para destacar que todo o processo seguiu a determinação do presidente da FEM, Minoru Kinpara, de dar a maior transparência e atender a todos os anseios de forma mais democrática possível.
“Conseguimos, por meio do diálogo, respeitando o trabalho de todos, chegar a este momento. Agradecemos, inclusive, à intervenção da Associação dos Músicos do Acre (Amac) e da Associação dos Músicos e Produtores do Acre (Amupac) e do Concultura, no debate em relação aos cachês. Essa conquista é fruto de uma construção conjunta”, complementa Sérgio.
Marcos Thadeu Soares, presidente da Comissão Especial de Avaliação do Concultura, explica que foi a primeira vez que houve participação coletiva para a escolha dos artistas para a Expoacre. “Essa foi uma reivindicação da Câmara Temática de Música que, para nossa grata surpresa, teve todo o apoio do presidente Minoru. Todas as nossas reivindicações foram acatadas e isso demonstra a valorização dos nossos artistas por parte da atual gestão”, enfatiza Thadeu.
A novidade é que os palcos da FEM na Expoacre terão apresentações simultâneas a partir das 20h, durante todos os dias do evento. Os estilos são os mais variados, para todos os gostos. Veteranos e estreantes apresentarão o melhor da música acreana.
O artista nordestino Álamo Kário celebra mais uma participação. “É muito bom poder estar de novo na Expoacre e compartilhar essa experiência com quem está chegando”, revela o cantor.
O acreano DJ Juca Lima, que também toca nas noites de Rio Branco há vários anos, escolheu um repertório eclético para seu show. “Vamos sentir o clima do dia, porque quem escolhe o repertório é o público”, diz.