EXPOACRE
Idaf promove campanha de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos
Como parte das ações da Expoacre 2022, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal o Estado do Acre (Idaf), em parceria com a Associação das Revendas Agrícolas do Acre (Araac), realizará na sexta-feira, 5, em Rio Branco, uma ação para reforçar a importância do recolhimento de embalagens de agrotóxicos utilizadas, visando retirar de circulação esse tipo de material, nocivo à saúde humana e ambiental.
O mutirão está sendo promovido em consideração ao significativo volume de embalagens acumuladas no período da pandemia de covid-19. As embalagens devem ser entregues pelos produtores rurais, após uma tripla lavagem dos recipientes.
Se descartadas de maneira inadequada, essas embalagens podem trazer riscos ao meio ambiente, pois seus resíduos contaminam o solo e os lençóis freáticos, tornando a água imprópria para consumo. Além disso, a contaminação por agrotóxicos pode trazer danos extremamente sérios à saúde de homens e animais.
Além de ser uma atividade educativa, a Ação de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos Portas Abertas tem por objetivo reforçar a importância da devolução dessas embalagens utilizadas pelos usuários, conforme a lei n° 7.802 de 11 de julho de 1.999.
Sandra Teixeira, coordenadora de Educação Sanitária Vegetal do Idaf, destaca a importância da força-tarefa montada para recolhimento das embalagens.
“Se a embalagem fica na propriedade mais do que um ano, o produtor pode acabar fazendo outros usos e contaminando a propriedade, o que também infringe a lei,” explica a coordenadora.
As embalagens devem ser entregues no posto de coleta localizado na Rodovia BR-364, Km 4, Distrito Industrial, em Rio Branco. Após a coleta, o material recolhido poderá ser reciclado, incinerado ou devolvido para as fábricas de origem.
ORIENTAÇÕES
1. As embalagens devem ser devolvidas secas, sem as tampas e furadas;
2. Não serão recebidas embalagens de lubrificantes, bebidas, material de limpeza e outras – apenas de agroquímicos;
3. As embalagens de produtos indicados para uso com pulverizador devem receber tríplice lavagem no momento do preparo da calda (lavadas três vezes, com a água de cada lavagem colocada de volta no pulverizador);
4. As tampas devem ser colocadas num saco separado;
5. Embalagens flexíveis (saquinhos) não podem ser lavadas. Devem ser colocadas num saco destinado só para embalagens flexíveis contaminadas e não podem ser misturadas às tampas ou embalagens lavadas;
6. Não se deve utilizar arame para amarrar embalagens e sacos;
7. Caixas de papelão devem ser desmontadas e empilhadas abertas;
8. Pede-se que os agricultores levem uma relação com a contagem das embalagens, indicando quantas de um litro, quantas de cinco litros, quantos sacos contaminados e quantas caixas de papelão.