GERAL
4 itens do seu carro que PRECISAM de manutenção antes de você viajar
Vai pegar a estrada nas férias? O primeiro cuidado antes de começar a viagem deve ser com a manutenção do veículo. Não basta cuidar de todos os detalhes, como hospedagem e roteiro, se o carro não estiver em perfeitas condições, afinal de contas, ninguém quer ficar parado na estrada por falta de uma boa manutenção!
Em meio às festas de fim de ano e o período de férias escolares, muitas famílias aproveitam os dias para curtir novos ou refazer tradicionais passeios. Alguns, inclusive, pegam a estrada até mesmo sem tanto planejamento, apenas para descansar em algum lugar mais perto de casa.
Manutenção do veículo
O que não deve ser desconsiderado é a condição do seu carro! É uma questão de segurança que requer um check-up antes de pegar a estrada para viajar. Alguns itens e componentes devem ser conferidos antes desse passeio começar. Isto é, deve haver a devida manutenção do automóvel para evitar problemas no caminho e até acidentes.
Veja abaixo alguns itens que devem ser checados em uma revisão pelo seu bem e o de toda a sua família:
Bateria
Muitos parece que só lembram de conferir a bateria quando ela os deixam na mão.
Para evitar essa situação, vale checar os cabos. Veja se estão limpos e se há alguma oxidação que possa se acumular e impedir o correto funcionamento da bateria. Note também se o carro está dando sinais de que algo não está certo, como alguns problemas na hora da partida ou uma perda de intensidade da luz dos faróis.
Combustíveis
O combustível aditivado ajuda a manter a limpeza interna do motor. Os benefícios são a médio e longo prazo, garantindo uma melhor eficiência da máquina. Lembre-se de sempre abastecer em postos credenciados para não pagar por algo mais barato – que foi adulterado – e ficar no prejuízo mais tarde.
Filtros
Antes de dirigir, confira o filtro de ar, de óleo e de combustível. Eles devem ser trocados a cada dez mil quilômetros, em média.
Fluido de freio
Ele garante que o veículo vai desacelerar quando o freio for acionado. Deve estar no nível correto para garantir a segurança necessária antes de pegar estrada. A troca tem que ser feita a cada dois anos ou de acordo com o que diz o manual do fabricante.