GERAL
Abastecimento de água ainda enfrenta dificuldades em Rio Branco; Calafate só terá normalização em até 6 dias

Após menos de 48 horas da retomada do sistema, o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) informou que a captação nas Estações de Tratamento de Água (ETA 1 e ETA 2) atingiu 1.410 litros por segundo. A expectativa do órgão é alcançar mais de 1.500 litros por segundo até quinta-feira (21), aproximando-se da capacidade máxima, que é de 1.600 litros por segundo.
Apesar do avanço no fornecimento, algumas regiões da cidade ainda enfrentam dificuldades no abastecimento, especialmente no bairro Calafate. Segundo o Saerb, a normalização completa da distribuição de água nessa área pode levar até 3 ciclos de abastecimento, devido à necessidade de saturação do sistema.
Ainda segundo o Saerb, o tempo para completar os ciclos varia conforme a frequência do abastecimento. Em áreas onde a água chega dia sim, dia não, por exemplo, três ciclos podem levar até seis dias para serem concluídos. Já em locais onde o fornecimento ocorre duas vezes ao dia, o mesmo processo pode ser finalizado em um dia e meio.
Os bairros que ainda não receberam água devem ser abastecidos ao longo do dia. No momento, a distribuição está concentrada nas seguintes regiões:
• Centro (parte baixa)
• Parte alta da cidade
• São Francisco
• Segundo Distrito
• CR Bem-Te-Vi
Diante das dificuldades no fornecimento, o Saerb reforçou a importância do uso consciente da água, orientando a população a instalar boias em caixas d’água e evitar desperdícios para garantir a regularidade no abastecimento.
