GERAL
Ação governamental desativa rotas de garimpeiros na Terra Indígena Yanomami
Uma operação coordenada pela Casa de Governo desmantelou seis pistas de pouso clandestinas na região de Alto Alegre, ao Norte de Roraima, que vinham sendo utilizadas por garimpeiros ilegais para acessar a Terra Indígena Yanomami.
As ações da operação, iniciadas no último dia 6, resultaram na identificação de 11 pistas ilegais, sendo que seis delas foram destruídas. A operação contou com a participação de diversas forças de segurança, incluindo o Ibama, Exército e a Força Nacional.
Além da desativação das pistas, foram apreendidos e destruídos 25 litros de AVGás, combustível essencial para a logística aérea dos garimpeiros ilegais, dificultando suas operações de abastecimento.
Alto Alegre é um dos municípios que fazem fronteira com a Terra Indígena Yanomami, o maior território indígena do Brasil, juntamente com Amajari, Mucajaí, Iracema e Caracaraí. Por essa razão, o município tem sido uma das principais rotas de entrada e saída de garimpeiros ilegais.
A Casa de Governo em Roraima foi estabelecida em fevereiro deste ano com o propósito de monitorar e combater a crise na Terra Indígena Yanomami. Desde então, o órgão tem liderado as ações destinadas a proteger e preservar o território indígena.