GERAL
Ação integrada leva saúde e cidadania para comunidade na floresta estadual do afluente do Jurupari

Feijó, AC – A quinta edição do Programa Saúde na Floresta transformou a Unidade de Gestão Ambiental Integrada (Ugai), localizada às margens da BR-364, km 90, em um polo de atendimento para os moradores da Floresta Estadual do Afluente do Jurupari, abrangendo os municípios de Feijó e Manoel Urbano. No último sábado, 30 de agosto, a iniciativa, fruto da parceria entre o governo do estado e a prefeitura de Feijó, proporcionou mais de 2 mil atendimentos em saúde, cidadania e educação ambiental.
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) liderou a oferta de serviços especializados, incluindo consultas em clínica médica, pediatria e infectologia, além de atendimento odontológico completo, exames de ultrassonografia e laboratoriais. Um destaque especial foi a inclusão do exame de retinografia, essencial para o diagnóstico precoce de doenças oculares como retinopatia diabética e glaucoma.
A colaboração com a prefeitura de Feijó permitiu ampliar ainda mais o alcance da ação, com a oferta de consultas com clínico geral, acompanhamento pré-natal, exames preventivos do câncer do colo do útero (PCCU), atendimento primário em saúde com aferição de pressão arterial e testes rápidos, vacinação, entrega de medicamentos com prescrição médica e transporte para facilitar o acesso dos moradores.
Ao todo, foram realizados 1.834 atendimentos na área da saúde, com grande procura por consultas médicas (256), exames de ultrassonografia (72) e laboratoriais (370). A população também teve acesso a 49 exames de retinografia, 256 atendimentos de enfermagem, 240 prescrições de medicamentos, 204 testes rápidos, 11 exames de PCCU e 376 atendimentos odontológicos.
Além dos cuidados com a saúde, a ação também promoveu a cidadania com a entrega de 372 kits de roupas (1.488 peças) para homens e mulheres, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasdh) em parceria com a Defesa Civil, através do Projeto Vestuário Social.
“O Saúde na Floresta é um projeto de extrema importância para a nossa população, que vive a 90 quilômetros de Feijó e enfrenta dificuldades de acesso aos serviços de saúde. Graças a essa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, conseguimos trazer especialistas e diversos outros serviços para atender os moradores em sua própria localidade, evitando longos deslocamentos até a cidade”, ressaltou o prefeito de Feijó, Railson Ferreira.
