Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Acre: Busca por crédito entre MPEs cresce, mas fica abaixo da média nacional

Publicado em

As micro e pequenas empresas (MPEs) do Acre registraram um crescimento de 2,4% na busca por crédito em julho, seguindo a tendência de alta observada nos meses anteriores. No entanto, o índice ficou significativamente abaixo da média nacional, que registrou um aumento de 13,1% no mesmo período.

Enquanto estados como Mato Grosso do Sul (52,1%) e Espírito Santo (36,7%) lideraram o ranking nacional, o Acre se posicionou abaixo da média, com um crescimento mais tímido. O Amazonas foi o único estado a registrar queda na demanda por crédito (-1,0%).

Apesar do crescimento, a busca por crédito entre as MPEs acreanas ainda enfrenta desafios, como as altas taxas de juros no Brasil. De acordo com Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, a necessidade de capital de giro, as expectativas de crescimento futuro, a inflação e o acesso a linhas de crédito com condições mais favoráveis são alguns dos fatores que impulsionam a demanda por crédito, mesmo com os juros elevados.

Continua depois da publicidade

A pesquisa da Serasa Experian também apontou um leve aumento de 0,3% na demanda por crédito entre as grandes empresas, enquanto os negócios de médio porte apresentaram queda de 0,9% no mesmo período.

Os dados da Serasa Experian refletem a complexa realidade do mercado de crédito no Acre, que enfrenta desafios para acompanhar o ritmo de crescimento nacional. A necessidade de políticas públicas que incentivem o acesso ao crédito para as MPEs, com condições mais favoráveis e taxas de juros menores, se torna ainda mais urgente para garantir o desenvolvimento econômico do estado.

Propaganda
Advertisement