Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Acre: Colisões em postes de energia atingem recorde no primeiro semestre de 2024

Publicado em

O Acre registrou um número alarmante de colisões em postes de energia elétrica no primeiro semestre de 2024. De acordo com a Energisa, responsável pela distribuição de energia no estado, foram contabilizadas 65 colisões entre janeiro e junho, o maior número já registrado na história do estado.

Essas ocorrências resultaram na substituição de 75 postes e afetaram o fornecimento de energia para mais de 14,3 mil clientes. O impacto desses acidentes vai além dos transtornos para a população, gerando também riscos à segurança e custos elevados para a concessionária.

Um dos casos mais emblemáticos ocorreu na via principal do bairro Canaã, em Rio Branco, onde um poste precisou ser substituído mais de uma vez este ano. De acordo com Ruy de Albuquerque, coordenador da Energisa, cada colisão, tecnicamente chamada de abalroamento, representa um risco à vida e pode causar interrupções no fornecimento de energia, inclusive em áreas com atividades essenciais. Além disso, os acidentes comprometem o trânsito e geram custos de manutenção para o responsável, conforme a regulamentação da Aneel.

Continua depois da publicidade

A substituição de um poste pode levar entre 4 e 8 horas, dependendo da localização, tipo e quantidade de estruturas e equipamentos danificados. O custo médio desse tipo de manutenção pode chegar a R$ 10 mil.

Na última semana, uma colisão derrubou dois postes na via principal do bairro Universitário, em Rio Branco, afetando mais de 1,8 mil clientes. Apesar do impacto, a Energisa conseguiu restabelecer o fornecimento de energia para mais de 90% dos clientes em pouco tempo.

Para reduzir o tempo de atendimento em casos de abalroamento, a Energisa investe continuamente na automação da rede elétrica. O Centro de Operação Integrado da empresa monitora a rede 24 horas por dia e, quando possível, realiza manobras telecomandadas para restabelecer a energia de forma rápida e segura.

A concessionária também utiliza equipamentos como estabilizadores de postes e postes telescópicos, que permitem a recuperação do fornecimento de energia em menor tempo.

Em caso de queda de postes ou fios partidos, a Energisa orienta os clientes a manterem distância do local e registrarem a ocorrência pelos canais oficiais da empresa: aplicativo Energisa On, WhatsApp da Gisa (www.gisa.energisa.com.br), agência virtual ou Call Center 0800 647 7196.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress