Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Acre é o terceiro Estado com mais pessoas vivendo em extrema pobreza, diz IBGE

Publicado em

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira os dados da Síntese dos Indicadores Sociais (SIS), referentes a situação das pessoas que viviam na miséria ou abaixo da linha da pobreza em 2021, publicados pelo Estadão.

Segundo o relatório, no ano em que o Brasil enfrentou o ápice da pandemia, 62 milhões de brasileiros sobreviviam abaixo da linha de pobreza, o equivalente a 29,4% da população.

Os dados do IBGE mostram ainda a situação da extrema pobreza no Brasil. Em 2021, 8,4% da população estavam vivendo com apenas 5,60 por dia, uma estimativa de mais de 212 milhões de pessoas, maior índice já atingido.

Continua depois da publicidade

Em relação aos dados das unidades federativas, o Acre figura a terceira posição do ranking, com a maior proporção de habitantes em situação de miséria. De acordo com o IBGE, 16,5% da população estavam em situação de extrema pobreza. O Estado ficou atrás apenas do Maranhão (21,1%) e Pernambuco (18,7%).

O IBGE identificou que se não fosse os R$ 600 do Auxílio Brasil, a situação seria ainda mais crítica. A projeção é de que sem os benefícios sociais, o número de pobres subiria a 32,5% em 2021, enquanto a de brasileiros em extrema pobreza alcançaria 12,2%.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress