Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Acre enfrenta explosão de queimadas: domingo registra 163 focos

Publicado em

O Acre enfrenta uma situação crítica com a proliferação de queimadas, registrando 163 focos de incêndio apenas no último domingo (22), de acordo com dados do sistema BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número representa 8,3% do total de 1.943 focos de incêndio registrados em todo o Brasil nas últimas 24 horas.

O Estado do Acre ocupa a quarta posição no ranking nacional de queimadas, atrás de Mato Grosso (547 focos), Amazonas (448 focos) e Rondônia (239 focos).

Setembro já se tornou o pior mês do ano em relação ao número de queimadas, superando até mesmo agosto, com um total de 72.962 focos de incêndio. Em 2024, o Brasil já contabiliza 200.013 ocorrências do tipo, com agosto registrando o pior número de queimadas em 14 anos.

Continua depois da publicidade

A situação se agrava com a seca histórica que assola o país, a pior em 44 anos, segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), ligado ao MCTI (Ministério de Ciência e Tecnologia).

A intensificação das queimadas no Acre exige ações urgentes para conter os incêndios e proteger o meio ambiente. É crucial a atuação conjunta de órgãos governamentais, instituições de pesquisa e da sociedade civil para combater os focos de incêndio, conscientizar a população sobre os riscos e promover práticas de prevenção.

Propaganda
Advertisement