Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Acre está entre os estados do país com menor número de transplantes de córnea

Publicado em

Reprodução

Um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontou que o Acre está entre os estados do país com menor número de transplantes de córneas. Em 2022, o estado realizou apenas 237 procedimentos.

Outro fato importante é que, em todo o país, 24 estados possuem pelo menos um banco de tecidos oculares na rede pública, com exceção do Acre, Amapá e Roraima.

Dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) revelam que, atualmente no Brasil, há 24.319 pacientes à espera de algum procedimento nas córneas. Os dados se referem a atendimentos feitos no SUS e nas redes privada e suplementar. O tempo de espera por um transplante de córnea, segundo o CBO, é de 13,2 meses, em média.

Continua depois da publicidade

E a região Norte representa menos de 5% do total de transplantes de córnea realizados entre 2012 e o ano passado. Os piores desempenhos são de Tocantins, com 145, Acre, com 237, Rondônia, com 569, Alagoas com 625 e Paraíba com 1.115.

O transplante de córnea é o procedimento cirúrgico que permite a substituição total ou parcial da parede anterior do olho diante de doenças que atingem córnea e levam à cegueira.

Para entrar na fila de espera por um transplante de córnea, os pacientes precisam se consultar com os médicos especialistas em córnea e transplante que são inscritos como transplantadores e pertencem a um centro transplantador inscrito na Central Estadual de Transplantes (CET). O paciente aguarda numa fila que é única por estado.

Propaganda
Advertisement