Search
Close this search box.
RIO BRANCO

GERAL

Acre: etanol supera gasolina em custo de abastecimento, aponta pesquisa da Ticket Log

Publicado em

No estado, o preço médio do litro do etanol está em R$ 4,79, e o custo por quilômetro rodado com etanol é de R$ 0,56, de acordo com o levantamento realizado pela empresa.

Embora o etanol continue sendo a opção mais econômica na maior parte do Brasil, ele perde para a gasolina em estados como Alagoas, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Sergipe.

A análise dos estados onde o etanol é mais vantajoso se baseia no IPTL (Índice de Preços Ticket Log), que considera o custo em reais por quilômetro rodado, levando em conta o preço médio do litro do combustível e o consumo médio.

Continua depois da publicidade

O consumo é estabelecido em 8,5 km/l para o álcool e 11,5 km/l para a gasolina, com variações dependendo do veículo. É importante notar que o combustível de origem vegetal pode aumentar o consumo em cerca de 30%, com variações para mais ou para menos.

Portanto, a decisão de utilizar etanol ou gasolina deve levar em consideração a diferença de preço entre os combustíveis e a redução na autonomia do veículo, sendo vantajoso optar pelo etanol apenas quando a diferença de preço compensar o aumento no consumo.

Propaganda
Advertisement