Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Acre: Programa “Família Acolhedora” busca alternativa humanizada para crianças afastadas do lar

Publicado em

Rio Branco, AC – Em uma iniciativa inédita no Acre, o governo estadual, em parceria com o Tribunal de Justiça e outras instituições, lança o programa “Família Acolhedora”, com o objetivo de oferecer um acolhimento temporário a crianças e adolescentes que, por diversos motivos, precisam ser afastados de suas famílias de origem.

A iniciativa visa oferecer uma alternativa humanizada ao Educandário Santa Margarida, principal abrigo para menores em situação de risco no estado. O diretor de Assistência Social da Secretaria de Direitos Humanos e Assistência Social do governo acreano, Hilquias Almeira, destaca a importância do programa para o estado, especialmente em relação aos municípios isolados.

“Geralmente, quando essas crianças precisam ser afastadas, elas vão para o educandário. O Família Acolhedora é uma alternativa para que elas possam ter um ambiente familiar mais seguro, principalmente no Acre, onde temos muitos municípios isolados”, explica Almeira.

Continua depois da publicidade

O programa, além de oferecer um ambiente familiar acolhedor, garante acompanhamento psicológico e pedagógico, com o intuito de minimizar o impacto do afastamento da família de origem. A proposta é que a criança permaneça em sua própria cidade, evitando o rompimento de seus laços comunitários e sociais.

“O programa busca manter esse vínculo social e comunitário, garantir um suporte individualizado onde essas famílias vão dar atenção diretamente a essa criança e reduzir, sobretudo, a superlotação no abrigo. Essa é uma alternativa mais humanizada para poder acolher essas crianças de forma digna”, afirma Almeira.

Para participar do programa, as famílias interessadas deverão se inscrever e passar por avaliações psicológica e social, além de receberem capacitação específica para lidar com as demandas das crianças acolhidas.

O local e a forma de inscrição serão definidos por um grupo de trabalho formado por representantes do governo, TJ, Conselho Estadual e municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Estadual de Assistência Social.

O programa “Família Acolhedora” representa um passo importante para a garantia dos direitos da criança e do adolescente no Acre, oferecendo uma alternativa mais humanizada e individualizada para o acolhimento de menores em situação de risco.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress