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Acre recebe carga do Porto de Chancay em viagem piloto inédita

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Nesta quarta-feira, 7 de agosto, o Acre fez história ao receber, pela primeira vez, uma carga experimental proveniente do Porto de Chancay, localizado em Lima, Peru. O container chegou ao pátio da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Senador Guiomard, após um percurso de impressionantes 2.700 km.

Essa viagem piloto integra um projeto mais amplo do governo acreano para estabelecer uma parceria com a Cosco Shipping, empresa responsável pela administração do terminal de alta capacidade em Chancay. O objetivo é transformar a ZPE em um robusto centro de distribuição e logística, facilitando a importação e exportação de mercadorias oriundas da Ásia.

A proposta de cooperação entre a ZPE e as zonas econômicas especiais peruanas foi apresentada à Cosco Shipping durante o Encontro Trinacional da Rota Quadrante Rondon, realizado em julho deste ano em Rio Branco. A chegada da carga foi marcada pela presença do secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, do presidente da AZPE, Allan Lima, e do diretor de assuntos aduaneiros, Marcos de Morais.

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“O Acre está se posicionando como um portal estratégico para a entrada e saída de produtos no Brasil através da Rota Quadrante Rondon. Este estudo logístico que presenciamos hoje representa um passo significativo na nossa parceria com a Cosco Shipping para desenvolver a ZPE como um entreposto eficaz,” destacou Mesquita.

Ele também enfatizou o compromisso do governador Gladson Cameli em transformar o Acre em um hub que conecte o Brasil ao Pacífico. “Essas iniciativas visam não apenas aumentar a visibilidade internacional do nosso estado, mas também atrair mais investimentos, promovendo o crescimento econômico alinhado à sustentabilidade ambiental,” acrescentou.

John Llontop, operador de transportes da empresa Kala, explicou sobre a rota percorrida desde Chancay até o Acre. A carreta passou por cidades peruanas como Arequipa, Juliaca e Puerto Maldonado antes de cruzar para o Brasil por Assis Brasil e seguir até Senador Guiomard. “O objetivo é mapear toda a rota, avaliando tanto a quilometragem quanto as viabilidades econômicas e os desafios enfrentados ao longo do caminho,” afirmou Llontop.

Allan Lima reforçou que essa agenda é parte do aprimoramento das relações comerciais entre Brasil e Peru, utilizando a estrada do Pacífico como principal via. “Estamos avançando nas negociações com a Cosco Shipping para garantir eficiência nas operações logísticas, incluindo cotação de fretes e processos aduaneiros,” garantiu Lima.

A escolha da rota que inclui Arequipa deve-se à sua baixa altitude — situada a 2.300 metros — facilitando assim o transporte. Arequipa é a segunda maior cidade do Peru e se localiza em um vale rodeado pelas montanhas desérticas da cordilheira dos Andes.

Com essa nova iniciativa, o Acre se prepara para um futuro promissor no comércio internacional, consolidando sua posição estratégica na conexão entre Brasil e outros mercados globais.

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