Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

GERAL

Acre recebe reforço de 15 mil doses da vacina contra covid-19 para grupos prioritários

Publicado em

O Acre recebeu no último sábado, 4, um importante reforço no combate à Covid-19: 15 mil doses da vacina contra a doença, destinadas exclusivamente aos grupos prioritários. A medida, solicitada pelo governo estadual ao Ministério da Saúde (MS), visa conter o aumento de casos e prevenir complicações graves, especialmente em populações mais vulneráveis.

O prefeito em exercício, Alysson Bestene, havia anunciado na segunda-feira, 6, a iminente chegada das doses, confirmando a previsão de que o estado receberia o imunizante entre terça-feira, 7, e quarta-feira, 8.

A assessoria do governo do Acre destaca que as doses recém-chegadas garantem a continuidade do plano de vacinação anual para os grupos prioritários, que inclui:

Continua depois da publicidade

-Idosos
-Gestantes
-Pessoas com comorbidades, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e pulmonares
-Imunossuprimidos, incluindo pacientes com HIV, hepatites, câncer e transplantados
-Povos indígenas
-Pessoas privadas de liberdade e trabalhadores do sistema prisional
-Trabalhadores da saúde
-Pessoas com deficiência
-Populações ribeirinhas

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos também estão incluídas no plano de imunização, porém seguem um esquema inicial de três doses, sem a necessidade de reforço anual.

Com o recebimento das novas doses, o estoque total de vacinas no estado chega a 21.245 doses, um número que representa um importante avanço na proteção da população acreana. Apesar disso, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) reconhece que apenas 10% da população-alvo foi vacinada em 2024, intensificando campanhas de conscientização e mobilização para aumentar a cobertura vacinal.

A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Renata Quiles, reforça a importância da vacinação, alertando para a necessidade de que as pessoas elegíveis procurem os postos de vacinação. “Proteger os grupos prioritários é crucial para evitar complicações graves e sobrecarga no sistema de saúde. Cada dose aplicada é um passo crucial para protegermos não só os indivíduos, mas toda a comunidade”, enfatizou.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress