Search
Close this search box.
RIO BRANCO
Search
Close this search box.

GERAL

Acre reforça contingente de bombeiros para combater incêndios florestais

Publicado em

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) do Acre implementou um aumento significativo no número de bombeiros destinados à segunda etapa da Operação Protetor dos Biomas, visando a atuação preventiva contra incêndios.

Iniciada em 26 de junho, a operação mobiliza 138 bombeiros em 15 municípios para resposta imediata, sendo 75 dedicados exclusivamente à prevenção e combate a queimadas, e 63 envolvidos nas atividades operacionais regulares, além do suporte de 20 viaturas policiais.

O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, ressalta a importância do reforço dos bombeiros e da colaboração com diversos órgãos, como a Polícia Militar, o Grupo Especial em Fronteira (Gefron), o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), o Ibama e o ICMBio, no esforço conjunto de combate aos incêndios.

Continua depois da publicidade

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Charles Silva, destaca o reforço do efetivo nos 15 municípios com maior incidência de ocorrências. Desde o início da operação, foram realizadas 130 ações que incluem combate a incêndios florestais, monitoramento e patrulhamento preventivo.

Em 2024, o Corpo de Bombeiros já atendeu a 1.100 ocorrências no período de 1º de janeiro a 1º de junho, registrando um aumento de 46% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O fortalecimento das equipes e parcerias é essencial para preservar as áreas naturais e combater incêndios com eficácia.

Propaganda
Advertisement